O último dia do Encontro Nacional da Automação (ENA) 2023, realizado no Minascentro em Belo Horizonte, no dia 20 de outubro, foi marcado por palestras envolventes e informativas. O ponto alto da tarde foi a apresentação do SENAI sobre “Interoperabilidade de máquinas e equipamentos via protocolo OPC UA”.
O gerente de educação e tecnologia do SENAI da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), Ricardo Aloysio e Silva, apresentou detalhes do Centro de Treinamento e Desenvolvimento da Indústria 4.0 do SENAI, conhecido como Centro 4.0. “Inclusive as squeezes (garrafinhas azuis) que todos os participantes receberam no kit do ENA foram fabricadas pelos robôs da fábrica do nosso Centro 4.0”, revela Aloysio fazendo também um convite para que todos conheçam o estande do SENAI na feira.
Confira abaixo as fotos do estande do SENAI no ENA 2023:
Sobre o tema da palestra, Aloysio destacou os principais requisitos de interoperabilidade para uma fábrica 4.0, incluindo padrões abertos, integração sem dificuldades, compatibilidade com diferentes plataformas, troca de dados semântica, segurança, flexibilidade, documentação e suporte, além do respeito aos padrões do setor.
Em seguida, Renato Figueiredo, especialista em automação e análise de sistemas do SENAI, aprofundou-se no tema OPC UA (Open Platform Communications Unified Architecture), um protocolo independente de fornecedor para aplicações de automação industrial. Ele enfatizou que o OPC UA oferece condições ideais para digitalização, comunicação entre máquinas e conectividade com a nuvem.
Figueiredo também abordou o OPC UA Companion Specification (CS), um documento que descreve como dispositivos e sistemas devem ser modelados e integrados por meio do OPC UA. “Com suas capacidades semânticas, esse protocolo garante que sistemas se comuniquem de forma padronizada e interoperável, independentemente do fabricante ou rede industrial”, complementa.
Além da palestra do SENAI, o último dia do ENA 2023 também contou com outras apresentações empolgantes, incluindo:
- Connected Machines, por Paulo Henrique Domingues da Silva Dias, especialista em equipamentos da RHI Magnesita.
- Centro de Operações Integradas na Mineração por Márcio Aurélio, especialista em tecnologia da Samarco.
- Neurociência e o pensamento flexível por Lívia Rossi, neuroanatomista e doutora pela UFMG.
- Sociedade Internacional de Automação – ISA com Carlos Paiola, presidente da ISA São Paulo Section.
- Data-Driven Decision Making (D3M) por Douglas Vieira, CEO da Enacom, que trouxe uma abordagem sobre o que “muitos falam e poucos fazem”.
- Mesa Redonda da Ihm que trouxe uma discussão sobre jornadas digitais acelerando as agendas de sustentabilidade com Gustavo Brito, Yan Freitas, Gilson Pinheiro, Daniel Galina (Gerdau) e Leno Brabo (Vale).
- Como Transformar Suas Operações com Gêmeos Digitais para a Automação de Sistemas Elétricos em uma palestra de Rafael Medeiros, Digital Energy Software Specialist da Schneider, e Leandro Toniello, Technical Sales Manager também da Schneider.
O ENA 2023 provou ser um evento essencial para profissionais da automação, oferecendo insights valiosos sobre as tendências e tecnologias mais recentes do setor.
Realizado nos dias 19 e 20 de outubro, no Minascentro, em Belo Horizonte, o evento é uma realização da FIEMG, com correalização da Gerdau; patrocínio master da Accenture e IHM Stefanini; patrocínio ouro da ABB, AWS, Danieli do Brasil e Deloitte; patrocínio prata da AVEVA, Aquarius e GE, Dimensional, Enacon, Pepperl+Fuchs, Radix, Schneider, Siemens, Simatec, TCS e Westecon; e conta com o apoio do SENAI.
Confira abaixo as imagens das palestras da tarde do último dia do ENA 2023:
Ana Paula Motta
Imprensa FIEMG