Em sua primeira reunião do ano de 2025, o Conselho de Infraestrutura da FIEMG recebeu na última segunda-feira (10/02) o Marcelo Boaventura, diretor da concessionária Nova 381 e diretor-presidente da 4UM, consórcio que venceu o leilão da BR-381, entre Belo Horizonte e Governador Valadares, e que assumiu a rodovia nos últimos dias.
Boaventura fez uma apresentação do escopo do contrato de concessão, as obras e intervenções previstas ao longo de 30 anos e também falou sobre o cenário atual da rodovia. “Hoje, o estado atual da rodovia não é nada bom, especialmente depois das últimas chuvas. Além disso, você tem congestionamentos frequentes em razão de acidentes, ou trechos alagados, e também sofre muito com relação à sinalização vertical que está prejudicada, e também a parte de manutenção de drenagem e contenções”, disse.
O diretor-presidente da 4UM também apresentou um Plano de 100 Dias, entregue à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), e que prevê as ações imediatas a serem realizadas na rodovia. “Um dos pontos que será atacado nestes primeiros 100 dias é a famosa Ponte Torta, que há cerca de um mês foi bastante noticiada em razão de uma junta de dilatação que abriu por falta de manutenção. E essa abertura dá a impressão que a ponte está em risco, o que não procede, mas não deixa de estar em um estado bastante ruim de conservação. É possível perceber que o guarda-corpo da obra está prejudicado, o estado geral visual da ponte é muito ruim e necessita de uma revitalização”, disse.
Outros pontos citados por Boaventura que serão priorizados no Plano de 100 Dias é a recuperação, implantação e pintura de 300m² de guarda-corpo ao longo de diversos trechos da rodovia; limpeza das faixas e desobstrução do sistema de drenagem; sinalização vertical e horizontal da rodovia e roçada das margens das rodovias.
Ainda durante a reunião, o secretário de Estado Adjunto de Infraestrutura e Mobilidade, Pedro Calixto, e o diretor do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG), Rodrigo Tavares, apresentaram os projetos de concessão em andamento no Estado e os investimentos previstos para os próximos meses e anos no Estado. “Temos o lote de concessão do Vetor Norte, a MG-010, cujo edital deve sair na próxima semana. Além disso, devemos ter a licença do Rodoanel já votada na próxima reunião do Copam (Conselho Estadual de Política Ambiental), com expectativa de início das obras ainda neste ano. E também, em termos de concessão, temos o Lote Ouro Preto, que é um gargalo histórico do Estado, e que será possível ainda esse ano a partir de um aporte de recursos do Acordo de Mariana”, disse Pedro Calixto.
A reunião foi conduzida pelo presidente do Conselho de Infraestrutura da FIEMG, Emir Cadar Filho, que destacou a importância da concessão da BR-381 e de outras concessões que estão ocorrendo no Estado neste ano, tais como a BR-040, entre Belo Horizonte e Cristaliza (GO), e a BR-262, entre Betim e Uberaba. “2025 é um ano especial, em que a infraestrutura vai dar uma grande virada de investimentos de maneira que o que está colocado não tem volta, é flecha lançada. Os projetos que estão aqui na mesa, mais o investimento do governo que está por vir, já são uma realidade para o Estado.
Ainda em sua fala, o presidente do Conselho falou sobre a feira Infra Business Expo, que será realizada de 12 a 14 agosto deste ano, no Expominas, em Belo Horizonte.
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Thaís Mota
Imprensa FIEMG