Produtividade industrial foi o tema de um curso promovido pelo Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais (CIEMG) nessa quinta e sexta-feira (6 e 7/2), na FIEMG, em Belo Horizonte. A capacitação abordou uma série de práticas estratégicas em processos e operações industriais para uma turma de 30 profissionais.
O engenheiro Geraldo Barbosa foi quem ministrou o curso e destacou que o conteúdo abordado teve como enfoque técnicas de gestão de produção que englobam recursos e estratégias próprios de cada empresa, sem necessidade de recorrer a outras técnicas. Nesse contexto, Barbosa falou, por exemplo, sobre gestão de tempo, técnicas de ganho de produtividade, indicadores econômicos ligados à produção, ferramentas de programação, automação, entre outros.
O objetivo, prosseguiu o instrutor, foi compreender os conceitos fundamentais de produtividade industrial, identificar oportunidades de melhoria nos processos produtivos, ampliar metodologia e ferramentas que impulsionam a eficiência e estimular a cultura de melhoria contínua nas empresas.
“A produtividade industrial é um fator essencial para a competitividade e o crescimento sustentável das empresas. Neste treinamento, procuramos explorar os principais conceitos e práticas que contribuem para o aumento da eficiência operacional, redução de desperdícios e otimização dos processos produtivos”, completou.
O presidente do CIEMG, Fausto Varela, que participou da abertura do curso, enalteceu o interesse dos profissionais em participar da capacitação para ampliar os conhecimentos e trocar experiências. “O tema tratado é muito importante porque a produtividade tem tudo a ver com competitividade, algo fundamental para o sucesso de uma empresa”, disse.
A superintendente-executiva do CIEMG, Maria Helena Martins de Sá, afirmou que o curso é resultado do trabalho contínuo de entidade na oferta para as empresas de treinamentos e conteúdos atualizados em aderência às demandas do mercado. “Toda vez que a gente tem a oportunidade de ver uma sala cheia comprova o quanto conhecimento transforma o dia a dia das empresas e isso vale o esforço de cada um de você. Vivemos num cenário desafiador e cíclico. Quanto mais desafiador é o cenário, mais competitivo as empresas precisam ser. Eu sempre faço questão de frisar isso”.
Aluno do curso, Rogério Aparecido, gerente de produção na Mineral do Brasil, de Brumadinho, Região Metropolitana de Belo Horizonte, ressaltou o dinamismo do treinamento, sobretudo por conciliar teoria e prática, apresentando resultados práticos do que foi apresentado pelo instrutor. Camila Junqueira, presidente da Junqueira Compressores, de BH, disse que o formato imersivo da capacitação a ajudou no entendimento de determinados processos de produção industriais para fundamentar tomadas de decisões.
Clique aqui e veja mais fotos
Rafael Passos
Imprensa FIEMG