Já imaginou um dia sem energia? Bem, não precisamos ir tão longe assim. Vamos imaginar apenas algumas horas. Aparelhos de hospital sem funcionar, sem sinais de trânsito, metrôs e indústrias parados, panes por toda parte, geladeiras de restaurantes e da sua casa desligadas, sem tv, sem internet, sem luz.

Por isso, a energia deve ser constante, estável e, mais importante ainda, armazenável, para evitar o caos que acabamos de descrever.

Além disso, é fundamental que a energia seja limpa e renovável, ajudando a reduzir as emissões de gases que contribuem para o efeito estufa. Essa fonte energética também precisa ser econômica, ter uma vida útil prolongada e contribuir para a criação de empregos.

Estamos falando da energia hidrelétrica. Agora, saiba mais porque essa é a energia para garantir o futuro.

 

| As hidrelétricas são fontes renováveis de energia |

 

A energia hidrelétrica é uma fonte de energia renovável que utiliza a força da água em movimento para gerar eletricidade, sem diminuir a quantidade de água disponível. 100% da água utilizada é devolvida para os rios.

 

| Limpa e econômica a longo prazo |

 

As hidrelétricas têm uma vida média de 50 a 100 anos. São investimentos de longo prazo com o potencial de beneficiar múltiplas gerações. Além disso, eles podem ser facilmente modernizados para incluir tecnologias mais avançadas e apresentam custos operacionais e de manutenção muito reduzidos. Atualmente, o Brasil possui cinco usinas hidroelétricas com mais 100 anos em atividade.

 

| Integração de outras fontes de energia renovável |

 

Por causa da sua flexibilidade e capacidade de armazenamento de energia, as usinas hidrelétricas são a escolha mais eficiente e econômica para apoiar o uso das energias solar e eólica, garantindo um futuro mais sustentável para todos.

 

| Preservação de água potável |

 

Os reservatórios das usinas hidrelétricas armazenam a água da chuva, que pode ser usada para beber ou irrigar. Ao fazer isso, as usinas conservam nossos recursos hídricos, evitando a escassez de água e minimizando os riscos de inundações e secas. Além de conservar a fauna, a flora e a mata ciliar dos rios, evitando erosão das margens e assoreamento.

 

| Fundamental para o crescimento do país |

 

Junto com a eletricidade, as hidrelétricas trazem estradas, indústria e comércio e empregos para as comunidades, promovendo o crescimento econômico, ampliando o acesso à saúde e à educação e aprimorando a qualidade de vida. A tecnologia hidrelétrica é testada e comprovada há mais de um século, com impactos bem conhecidos e controláveis por meio de medidas de redução e compensação de danos.

 

| Hidrelétrica X Termelétricas de matriz fóssil |

 

É verdade que a energia termelétrica de matriz fóssil também pode ser armazenada. Porém, ao contrário da hidrelétrica, a fonte energética fóssil não é renovável e contribui para a emissão de gases que afetam o  aquecimento global. Além disso, o seu tempo de vida útil é curto e o valor final para o consumidor muito mais elevado. É por isso que a energia hidrelétrica sai na frente como fonte de energia segura, estável e armazenável.

 

Apoie a energia renovável, limpa e armazenável. Apoie as hidrelétricas e ajude a garantir o futuro.