Com o projeto “Avaliação da Eficiência da Moringa Oleifera na Remoção de Turbidez e Microrganismos da Água”, estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola SESI Professora Quita Guimarães, de Montes Claros, estão entre as 150 equipes das Escolas SESI selecionadas para participar da 2ª Feira Internacional de Iniciação Científica (FENIC) 2025, iniciada nesta quinta-feira (11/12), na Escola SESI Djalma Pessoa, em Salvador (BA).
Orientados pela professora Gabriela Fonseca Evangelista, os alunos Lara Mariany Silva Ramos, Alice Maria Mendes e Miguel Samarone da Cruz Maia, desenvolveram uma pesquisa que utiliza as sementes da Moringa oleifera como alternativa de baixo custo para melhorar a qualidade da água em comunidades rurais que não têm acesso ao tratamento convencional disponível nos grandes centros.
A orientadora explica que a Moringa oleifera tem se destacado como um coagulante natural capaz de reduzir a turbidez e a carga microbiológica da água, configurando-se como solução sustentável em comparação aos produtos químicos tradicionais. “Nosso principal objetivo foi desenvolver e avaliar um método econômico e ambientalmente responsável de tratamento da água, utilizando as sementes da planta Moringa oleifera Lam.”, destaca a professora.
Segundo Gabriela, os resultados obtidos comprovam a eficácia do biocoagulante natural. “O uso da moringa demonstrou viabilidade científica e relevância social, validando sua capacidade de reduzir a turbidez e o volume de microrganismos presentes. É uma alternativa promissora aos coagulantes sintéticos, especialmente em contextos onde acessibilidade e baixo custo são fatores críticos”, afirma.
O projeto já havia conquistado o 1º lugar na categoria Ensino Fundamental durante a 12ª Feira de Ciências do Norte de Minas e Vales do Jequitinhonha e Mucuri, realizada em 14 de novembro, no campus da UFMG em Montes Claros.
A viagem da equipe a Salvador é custeada totalmente pela Escola SESI.
Sobre a Moringa Oleifera
A Moringa oleifera é uma planta da família Moringaceae, conhecida popularmente como moringa, acácia-branca, cedro ou quiabo-de-quina. Suas folhas e vagens são amplamente utilizadas na alimentação e, nos últimos anos, suas sementes têm ganhado destaque por seu potencial no tratamento natural da água.
Sobre a FENIC
A Feira Internacional de Iniciação Científica (FENIC) é um evento de promoção da ciência voltado a estudantes e professores da Educação Básica e do Ensino Técnico. Iniciativa do SESI Bahia, a feira valoriza a produção científica pré-universitária, reunindo pesquisas inovadoras e socialmente responsáveis desenvolvidas por estudantes de escolas públicas e privadas do Brasil e de outros países.
Para participar, os estudantes devem ter entre 12 e 21 anos e estar matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio ou Técnico.
De acordo com Fernando Moutinho, gerente de Educação Científica e Tecnológica do SESI Bahia, o objetivo da FENIC é fortalecer o letramento científico por meio do desenvolvimento de projetos em áreas aplicadas das Ciências da Natureza, Humanas, Linguagens, Matemática e Engenharia. “As soluções apresentadas por esses jovens mostram como a ciência tem potencial para transformar realidades”, destaca.
A FENIC 2025 segue até sábado, 13 de dezembro.
Rosangela Silveira
Imprensa FIEMG Regional Norte


