A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as Diretrizes Curriculares de Uberlândia enfatizam a necessidade da educação voltada para a formação humana integral a fim de construir uma sociedade justa, democrática e inclusive, com o uso das tecnologias nos processos educacionais. Dessa maneira, a prefeitura, por meio de um projeto inédito em Minas Gerais, vai ofertar para alunos das escolas municipais, aulas com conteúdos de tecnologia, programação, entre outros, a partir da estrutura e expertise do SESI-MG.
O serviço prestado será de ensino de tecnologias integradas aos componentes curriculares, já trabalhados nas escolas, de acordo com a BNCC da computação, para o desenvolvimento de projetos de inovação tecnológica para aos alunos do Ensino. A previsão de duração do projeto é de dois anos, com possibilidade de renovação por mais três.
O SESI é a maior rede de ensino privado do estado e será responsável por fornecer todos os equipamentos, softwares, ferramentas e sequências didáticas, desenvolvidas por profissionais da instituição. Devidamente capacitados, eles vão ministrar o conteúdo e acompanhar os trâmites da iniciativa, chamada de “Digitando o futuro”.
O início oficial do projeto ocorreu nessa quarta-feira (7/2), na Escola Municipal Domingos Pimentel de Ulhôa. Participaram do lançamento o presidente da FIEMG Regional Vale do Paranaíba, José Alves, o gerente da Unidade SESI em Uberlândia, Cláudio Galvão, a gerente de Educação Básica do SESI-MG, Flávia Bento, a coordenadora do NITE SESI-MG, Mariana Rodrigues, a pedagoga do SESI Uberlândia, Paula Adriana, e a coordenadora de operações do SESI, Valda Helena, o prefeito Odelmo Leão, a secretária de educação Tânia Toledo, além da equipe do CEMEPE Uberlândia (Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais) e a imprensa local.
Serão atendidas 31 escolas, sendo 13 na zona rural e 18 na cidade, e as temáticas abordadas em sala de aula serão pensamento computacional, linguagem de programação, cultura maker, gamificação 2D e 3D, robótica;modelagem e impressão 3D, realidade virtual, realidade aumentada, domótica, sistemas NFC e RFID, inteligência artificial, programação de drones, desenvolvimento de aplicativos, metaverso e IoT (Inteligência das coisas).
Parade auxiliar os alunos, será utilizado durante as aulas um software de Inteligência Artificial capaz de promover conceitos de codificação, como lógica, algoritmos, sequenciamento, loops e declarações condicionais. Os atendimentos dos estudantes ocorrerão uma vez por semana em aulas de 50 minutos e a estimativa é atender 21 mil crianças.
Pioneirismo
O SESI MG é conhecido por se dedicar a metodologias educacionais que envolvam inovação e tecnologia. O projeto em Uberlândia é o primeiro a ser desenvolvido pela entidade e compõe o ‘Tec Educa’, que envolve três pilares: oficinas de robótica, o lab tec e tec educacionais.“É emocionante ver o projeto começar depois de todo o processo de preparação e execução. Agora seguimos na expectativa muito positiva de acompanhar como os alunos vão vivenciar tudo isso na prática.” afirmou a gerente de educação básica do SESI MG, Flávia Bento.
“Como se trata de uma iniciativa pioneira, concomitante ao planejamento e andamento do projeto, nós treinamos estes educadores, em uma parceria de sucesso entre o SESI e o SENAI já que o conteúdo traz muitas informações técnicas também. Mais um desafio que encaramos e que tem dado muito certo”, observou a coordenadora do NITE, Mariana Rodrigues.
“Oportunidades como esta apresentam para a sociedade em geral toda a expertise do SESI em especial nas temáticas de inovação e tecnologia. Dentro da escola nós já ofertamos uma série de opções para os alunos em relação a robótica, programação, desenvolvimento de soft skills etc, mas ver todo este conteúdo ultrapassando os muros da escola é muito gratificante.” disse Cláudio Galvão, gerente do SESI Guiomar de Freitas, em Uberlândia
A pedagoga e supervisora educacional Paula Adriana lembrou da importância social e cultural da iniciativa para as crianças. “Essa iniciativa toca o futuro de toda uma geração em nosso município e fazer parte dessa ação tão transformadora através da equipe SESI é muito gratificante para quem acredita no poder da educação”.