O maior evento da indústria da construção de Minas Gerais está de volta a Belo Horizonte. O Minascon foi lançado nesta quarta-feira (30/7), durante o Fim de Tarde, encontro promovido pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil de Minas Gerais (Sinduscon-MG) no Automóvel Clube, no Centro de BH, e teve a presença de empresários do setor, dirigentes sindicais e profissionais da área. Depois de seis anos em cidades polos do interior, o Minascon será realizado na capital, nos dias 25 e 26 de outubro, no BH Shopping.
O Minascon chega à 23º edição e vai reunir grandes empresas e fornecedores de produtos, serviços, soluções e tecnologia, além de apresentar tendências e novidades da construção civil. A entrada será gratuita e a expectativa é de receber cerca de três mil pessoas por dia, segundo o presidente da Câmara da Indústria da Construção da FIEMG, Geraldo Linhares.
Para Linhares, o Minascon é uma vitrine que mostra a importância do setor da construção para a economia no país. “Será um evento para celebrar nossas conquistas, mas, principalmente, para projetar o futuro. Estou confiante de que sairemos do Minascon com novas ideias, mais conhecimento e, acima de tudo, com a certeza de que estamos no caminho certo para construir um futuro ainda mais sólido e inovador para Minas Gerais.”
No mesmo tom, o presidente do Sinduscon-MG, Raphael Lafetá disse que o “evento será uma grande oportunidade de a indústria da construção apresentar produtos e serviços para o mercado, além de aproximar a população do setor, que é tão importante para o desenvolvimento da capital”. Lafetá lembrou ainda que o Minascon vai fomentar novos negócios entre empresários e citou a união de esforços de diferentes entidades na realização do evento, o que, para elea, evidencia a força do associativismo na construção civil.
A programação terá palestras técnicas com especialistas, espaço para expositores, networking e o concurso A Ponte, que desafia estudantes a construírem um protótipo de uma ponte, usando apenas palitos de madeira de picolé e cola branca. Sobre a estrutura será colocada uma carga crescente até o rompimento da montagem. Outro destaque será a Praça do Concreto, espaço voltado às empresas do setor de cimento.
Cenário positivo
O Minascon retorna à capital em um contexto favorável para o segmento da construção civil. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e do Novo Caged, do Ministério do Trabalho, divulgados pela Câmara Brasileira da Industria da Construção (CBIC) e pelo Sinduscon-MG, apontam que, pela primeira vez desde outubro de 2014, a construção civil superou o patamar de três milhões de trabalhadores com carteira assinada em maio deste ano. De janeiro de 2020 até maio de 2025, o segmento já criou 948 mil novos postos de trabalho formais. O número de vagas geradas apenas nos primeiros cinco meses deste ano foi de 149.233.
Minas Gerais desponta como o segundo estado que mais registrou novos postos de trabalho (18.980), com destaque para o segmento de infraestrutura, responsável por 42,51% dos novos empregos no setor (8.068 vagas). Nesse contexto, Belo Horizonte se sobressai e é a segunda capital que mais gerou empregos formais. São 9.266 novos postos de trabalho de janeiro a maio de 2025.
O Minascon é uma realização do Sinduscon-MG, da FIEMG e do SENAI, com apoio máster do Sebrae.
Clique aqui e veja mais fotos do evento
Rafael Passos
Imprensa FIEMG