Nessa quinta-feira (14/3), a FIEMG, o Instituto Mineiro de Gestão da Água (IGAM) e a Agência Nacional de Água (ANA) promoveram o webinar Daurh para capacitar as indústrias de Minas Gerais na declaração de seus usos de água. O seminário teve como foco os novos sistemas de Declaração Anual de Uso de Recursos Hídricos e a cobrança de água, inédita em 17 novas bacias em Minas Gerais.
As analistas ambientais regionais da FIEMG, Laila Tupinambá e Renata Medrado, conduziram o debate, ressaltando o apoio prestado às indústrias locais. Elas destacaram a importância da cobrança pelo uso dos recursos hídricos como um instrumento econômico de gestão, visando incentivar a utilização racional da água.
Patrícia Sena Coelho Cajueiro, coordenadora da Gerência de Meio Ambiente da FIEMG, enfatizou a relevância do novo sistema, que, segundo ela, proporcionam “agilidade, modernidade e segurança na gestão dos dados”.
O evento também proporcionou aos participantes uma visão prática do processo de declaração, com simulações de cadastros ao vivo realizadas pelo Igam. Além disso, a participação do representante da Ana elucidou as diretrizes e diferenças entre a declaração estadual e federal, promovendo uma gestão mais eficiente e sustentável dos recursos hídricos em todo o país.
Higor Alves, analista jurídico da Cenibra, falou da importância da clareza dos dados apresentados na nova plataforma, o que, para ele, facilita o correto preenchimento das declarações e garante conformidade com as regulamentações. O webinar Daurh foi um marco no fortalecimento da participação e aderência das indústrias no cumprimento de suas obrigações ambientais, promovendo uma economia sustentável em Minas Gerais.