Durante dois dias (19 e 20 de agosto), infinitas conexões entre grandes indústrias e fornecedores aconteceram em Montes Claros, promovidas pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), por meio da sua Regional Norte, e pelo Sindicato Intermunicipal das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico e Similares do Norte de Minas (SIMETRON), em parceria com o SEBRAE MG.
O Conexão Industrial Norte foi criado no ano passado atendendo demandas das grandes indústrias locais que procuravam fornecedores e prestadores de serviço. Atualmente, o evento é replicado pela FIEMG em todas as suas 10 Regionais espalhadas pelo Estado.
Nessa segunda edição, o Conexão Industrial contou com a participação de 17 indústrias âncoras, incluindo, entre outras, Alpargatas, Cristália, Eurofarma, Hipolabor, Nestlé, Novo Nordisk e Vetbrás. Além disso, 3 instituições financeiras estiveram presentes: ASF Business Finance, Sicoob Credimontes e Sicredi. O evento reuniu ainda 80 empresas fornecedoras, das quais 24 atuaram como expositores, apresentando produtos e serviços estratégicos para atender às demandas das grandes indústrias da região.
Para o presidente da FIEMG Regional Norte, Adauto Marques Batista, o Conexão Industrial consolida a região Norte de Minas como um polo de inovação e desenvolvimento industrial, gerando ainda oportunidade de emprego e renda por meio de grandes negócios. “Com participação ativa da indústria e empresários da região, o evento gerou conexões estratégicas e oportunidades reais de concretização de futuros negócios”, acrescenta o dirigente.
O empresário Gilberto Gualter, da Triama Norte – empresa com anos de credibilidade no mercado na comercialização de Tratores Novos e Seminovos, Implementos Agrícolas, entre outros -, esteve visitando o evento e disse ter ficado impressionado com o que ele oportuniza. “É a ligação de duas pontas: as indústrias e o fornecedor de mão-de-obra e de produtos e serviços. É realmente uma feira de negócios”, concluiu ele que garantiu que sua empresa estará presente na terceira edição do Conexão no ano que vem.
O diretor da TOSCAFER-Calçados Profissionais, Luiz Carlos Toscano, empresa oriunda da cidade de Mococa (SP) e esteve participando pela primeira vez do evento, diz que já tem grandes perspectivas de negócios. A empresa, que fabrica e fornece calçados de segurança, com certificação, para revendas e lojas de produtos agropecuários quer agora atender diretamente as grandes indústrias. “Estamos fazendo grandes contatos que, com certeza, resultarão em bons negócios. Está valendo a pena participar”, disse ele.
Gerente Regional do SEBRAE-MG, Jadilson Borges, patrocinador Master do Conexão Industrial, diz que SEBRAE está com o Conexão Industrial desde a primeira edição e não medirá esforços para construir juntos uma agenda cada vez mais assertiva e que atenda as dores dos empresários. “Nossa região é abundante em oportunidades e temos que explorar estrategicamente e com muita competência essas oportunidades. O SEBRAE será sempre um parceiro, para que possamos construir redes, fortalecer negócios e impulsionar empreendedorismo na nossa região”, conclui o dirigente.
Rosangela Silveira
Imprensa FIEMG Regional Norte