O Conselho de Educação e Treinamento da FIEMG se reuniu nesta terça-feira (30/9), com foco em caminhos para transformar a educação profissional frente às mudanças aceleradas pela tecnologia. A reunião foi conduzida pela secretária-executiva, Natália Nunes, que falou da importância em alinhar educação e inovação para ampliar oportunidades.
O encontro teve início com a apresentação do projeto “Energia do Futuro”, conduzido por Yuri Moura, trainee da Gerência de Energia da FIEMG. A iniciativa mostra como jovens talentos podem ser protagonistas na construção de soluções para os desafios da transição energética.
Na sequência, o professor Luciano Sathler, CEO da CertifikEDU, trouxe provocações sobre o uso da inteligência artificial na educação profissional. Ele falou sobre tendências de consumo e manuseio das ferramentas e as novas exigências no ensino e no mundo do trabalho. “A IA pode ser um risco para a educação, pois ela é um grande igualador. A tecnologia iguala as pessoas”, explicou o professor parafraseando Abraham Lincoln – que disse isso no passado -, mas refletindo como serão os profissionais no futuro, com o uso da inteligência artificial generativa.
Sathler recomendou o livro “Cointeligência: a vida e o trabalho com IA”, de Ethan Mollick, para refletir sobre o que a humanidade vive hoje. “Retirei uma frase dessa publicação, onde o autor cita um futurólogo americano que faleceu em 2007 [Roy Amara], que disse: ‘temos a tendência de superestimar o efeito de uma tecnologia no curto prazo e subestimar seu efeito no longo prazo’, foi assim com o automóvel, com a eletricidade, com a rodovia… e quando a internet chegou, ela mudou o mundo”, refletiu o professor.
Na ocasião, também foi apresentada a programação do Eduque Now, evento do SESI e SENAI, que será realizado no dia 25 de outubro, no BH Shopping. E o professor Luciano Sathler foi confirmado como palestrante no evento.
Os membros do conselho discutiram a importância de integrar tecnologias ao ensino de forma estratégica, com foco no protagonismo do aluno e na valorização da formação técnica como caminho direto para a empregabilidade. Natália Nunes também propôs encaminhamentos voltados ao tema debatido na reunião.
Acesse as fotos da reunião neste link.
Ana Paula Motta
Imprensa FIEMG