Com a presença de autoridades municipais e estaduais, dirigentes de sindicatos e de entidades e empresários, o Minascon teve início na manhã deste sábado, no BH Shopping, em Belo Horizonte. Depois de seis anos no interior do estado, o principal evento da indústria de construção de Minas Gerais está de volta à capital, com a expectativa de receber três mil visitantes até este domingo e movimentar acima de R$30 milhões em negócios.
O Minascon, que chega à 23a edição, vai também apresentar tendências do setor e debater em painéis e palestras temas estratégicos da cadeia da construção. Ao todo, são 45 empresas participantes. Clique aqui e confira a programação completa.
No discurso de abertura do evento, o presidente da Câmara da Indústria da Construção, Geraldo Linhares agradeceu às entidades e instituições parceiras pela realização da feira e enalteceu a importância do segmento, sobretudo para o desenvolvimento do estado. Linhares considera o Minascon “uma vitrine das transformações que estão moldando o futuro da construção”. É aqui que novas tecnologias, materiais e práticas sustentáveis ganham espaço e inspiram todo o mercado”.
Na mesma direção, o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Minas Gerais (Sinduscon-MG), Raphael Lafetá, destacou que o Minascon representa a força da construção civil para o Brasil e Minas Gerais. Dados de 2025 do sindicato corroboram o posicionamento de Lafetá e mostram que estado é o segundo com trabalhadores formais do setor. Ao todo, são 361 mil pessoas, ficando atrás de São Paulo. Em BH, são 120 mil.

“O Minascon é o encontro mais estratégico do ano para a construção civil em Minas Gerais e a nossa missão tem sido ajudar a construir soluções que transformem o setor”, disse. Por outro lado, Lafetá citou alguns desafios do segmento, especialmente os relacionados à alta de taxa de juros, à legislação e à modernização dos planos diretores de cidades.
A abertura do evento foi seguida de um painel sobre o papel das instituições parceiras no desenvolvimento da construção no estado. Entre os participantes, estavam a prefeita de Contagem, Marília Campos, o presidente-executivo da Câmara Brasileira da Construção (CBIC), Fernando Guedes, e representantes do governo estadual, da Prefeitura de Belo Horizonte e de entidades ligadas ao setor.
Após o painel, houve a inauguração da Praça do Concreto. O espaço é uma das atrações do Minascon e expõe produtos e serviços das indústrias de cimento.
O Minascon é uma realização do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG), SENAI, IEL e da FIEMG, com o patrocínio ouro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG), da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal. O apoio máster é do Sebrae e a parceria é do CAU-MG e da VIC Engenharia.

Rafael Passos
Imprensa FIEMG