Nesta próxima terça-feira (3/10), o Teatro SESI Araxá será palco da premiação do Desafio SENAI de Projetos Integradores (DSPI), uma parceria do SENAI com a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) e a Giaffone Electric.
A competição tem como foco soluções de performance e eficiência energética para o caminhão de Copa Truck do competidor e jornalista Felipe Giaffone, líder da Giaffone Electric, que, em sua essência, busca desenvolver projetos de eletrificação para uso comercial e de competição, empregando ciência e tecnologia avançadas.
O gerente da Unidade SESI/SENAI Araxá, Jefferson Cordeiro, afirma que a missão de aprimorar o desempenho do primeiro caminhão híbrido elétrico do mundo, o Mission Zero, foi confiada aos talentosos alunos do SENAI de Araxá. “Acredito que este momento será marcante para a carreira deles. Nos últimos dias, nossos alunos dedicaram esforços incansáveis no desenvolvimento de seus protótipos, que serão entregues hoje”, ressalta.
O DSPI em Araxá
Este desafio se enquadra no Grand Prix SENAI (GP), uma iniciativa que faz parte da Metodologia SENAI de Educação Profissional. O GP busca despertar nos alunos o espírito empreendedor e inovador, aproximando-os das reais demandas da indústria. “A colaboração entre o SENAI, a CBMM e o Giaffone está perfeitamente alinhada com a missão de inovação do SENAI”, destaca Cordeiro.
O consultor de tecnologia do SENAI, Gustavo Sordi, diz que a expectativa para esse evento, que marca um novo rumo no modelo de parceria entre o SENAI e a indústria, é extremamente positiva e envolvente. “Além de ser um marco para a indústria automobilística nacional, no que diz respeito a caminhões elétricos”, completa Sordi.
A parceria do SENAI com as indústrias
O potencial do SENAI em promover soluções e ideias que revolucionam a indústria é inegável. Este tipo de iniciativa é uma via de mão dupla: ao mesmo tempo em que alimenta a indústria com inovações, fortalece ainda mais o reconhecimento da entidade enquanto referência no desenvolvimento industrial.
“A colaboração entre SENAI, Giaffone e CBMM demonstra um compromisso genuíno com desenvolvimento tecnológico e é resultado do esforço do Núcleo de Atendimento às Indústrias (NAI) do SENAI de Araxá. Além disso, a perspectiva é que as soluções desenvolvidas pelos alunos possam ser aplicadas ainda esse ano, na etapa de Interlagos”, informa Sordi.
Cordeiro destaca, também, a importância desta iniciativa para o desenvolvimento dos alunos. “Além do corpo técnico da instituição, o projeto envolveu 20 turmas de alunos de 11 cursos. Eles tiveram a oportunidade de aplicar seus conhecimentos em uma demanda real, com profissionais renomados, além de desenvolver habilidades como trabalho em equipe e comunicação pública”.
O vencedor poderá ver o resultado de perto
E o empenho e dedicação dos participantes não passará despercebido. Além de prêmios em estudo, o vencedor será convidado especial para assistir presencialmente à final da Copa Truck em Interlagos, onde terá a oportunidade de ver Felipe Giaffone em busca do pódio.
A iniciativa reforça que, quando educação e indústria se aliam, os resultados podem ser surpreendentes e transformadores.
Ana Paula Motta
Imprensa FIEMG