Entre os dias 21 e 23 de outubro, o BH Shopping recebe a 34ª edição do Minas Trend, maior salão de negócios de moda da América Latina. Entre as marcas que se destacam pela originalidade e propósito está a Martti Joias, criada pela designer Márcia Campetti, que tem na cerâmica a essência de sua expressão artística.
A marca nasceu de um processo pessoal de transformação. “Comecei a trabalhar com a cerâmica para aliviar o estresse da arquitetura”, relembra Márcia. “Rapidamente percebi que poderia unir esse universo ao da moda, criando joias de cerâmica autorais. Isso foi há seis anos, quando o artesanal e o autêntico começaram a ganhar força novamente no mercado.”
Desde então, a designer vem consolidando sua marca com um olhar único sobre o fazer manual e a exclusividade. “Na Martti Joias, cada peça é única, até mesmo um par de brincos nunca é idêntico. O da orelha direita é diferente do da esquerda. Isso reforça o valor da autenticidade e o conceito de exclusividade de quem escolhe usar uma joia de cerâmica”, explica.
Natural do Paraná e atualmente radicada em Santa Catarina, Márcia transferiu seu ateliê para uma chácara cercada pela natureza. “Trabalho cercada de animais silvestres. No meu ateliê, há uma rãzinha que canta todos os dias — eu a chamo de Oswaldina. Nunca a vi, mas ela é quase um pet. Gosto desse contato com o som da chuva, o rio e o barro, que me faz sentir dentro de um bloco de argila. É um ambiente que inspira e se reflete diretamente nas minhas criações.”
Essa conexão entre natureza, emoção e criação está presente em cada joia. Um dos colares expostos no Minas Trend nasceu da história de uma estilista grávida que visitou campos de girassóis na Provence. “A peça simboliza a vida em gestação, o interior do girassol representa o coração e o ventre. Outro colar, inspirado nos campos de lavanda, traz o som e as cores das flores, mas mantém partes sem esmalte para expressar a interioridade e a sensibilidade humana”, conta Márcia.
Além da produção artesanal, a designer também se dedica a ensinar outras mulheres a trabalharem com cerâmica. “Hoje, ensino cerca de mil alunas — a maioria mulheres acima de 45 anos que estão se reinventando e encontrando na joalheria de cerâmica uma nova forma de trabalho e expressão. Meu sonho é levar a joia de cerâmica para fora do Brasil e torná-la um símbolo da moda brasileira.”
Esta é a segunda participação de Márcia Campetti no Minas Trend, evento que ela considera essencial para o fortalecimento do setor. “O Minas Trend é o principal ponto de posicionamento para quem quer se colocar no mercado de moda. Ele tem alma autoral e vai além do negócio: estar aqui é afirmar um diferencial e participar de um movimento que valoriza o que é feito com propósito. Não tem como ficar fora do Minas Trend.”
O Minas Trend é uma realização da FIEMG, por iniciativa de sua Câmara da Indústria de Insumos e Transformação do Vestuário, Calçados e Acessórios, e suas entidades SESI e SENAI, com patrocínio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e apoio máster do Sebrae Minas.
Denise Lucas
Imprensa FIEMG