A 34ª edição do Minas Trend teve início nesta terça-feira (21), no BH Shopping, em Belo Horizonte, com grandes expectativas e novidades. Sob o tema “A moda se move com você”, o evento vai receber mais de 5 mil visitantes e 1.500 lojistas de todo o país, e deve movimentar acima de R$ 30 milhões em negócios – números que reforçam seu posto de maior salão de negócios de moda da América Latina.
Serão 150 marcas e 203 estandes, índice 54% maior em relação à edição anterior, apresentando coleções que abrangem os segmentos de bolsas e calçados, joias e bijuterias, vestuário feminino e moda infantojuvenil. Nesta edição, a novidade é a volta do Trend Now, formato de venda à pronta-entrega, em que os compradores poderão adquirir produtos da coleção atual durante o evento. Serão 27 marcas participantes, reunidas em um corredor exclusivo.
Durante a solenidade de abertura, o presidente interino da FIEMG, Carlos Mário de Moraes destacou que o Trend Now deve contribuir para um aumento de 11% no volume de negócios, podendo ultrapassar a casa dos R$ 30 milhões.
“A 34ª edição está maior e mais robusta, tendo dois canais de vendas – pedido e pronta entrega, além de um número maior de estandes, fatores que vão ampliar a movimentação do salão de negócios. Tudo isso é resultado da consolidação do evento e da força do mercado da moda na cadeia produtiva”, disse Moraes. O dirigente estava representando o presidente Flávio Roscoe, que está em missão na Europa em busca de investimentos para Minas Gerais, junto a uma comitiva do governador Romeu Zema.
Rogério Vasconcelos, presidente da Câmara da Indústria de Insumos e Transformação do Vestuário, Calçados e Acessórios da FIEMG e presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário do Estado de Minas Gerais (SINDIVEST-MG), acrescentou que o Trend Now retorna com força total e que os modelos de pedido e pronta-entrega podem andar juntos e somar forças. Ele também ressaltou a importância do Minas Trend Kids e o protagonismo da moda infanto-juvenil. “É um segmento pujante, que tem crescido muito, responsável por gerar produtividade, postos de trabalho e aquecimento da economia”, afirmou.
Afonso Rocha, diretor superintendente do Sebrae Minas reforçou a importância de apoiar o evento e citou os projetos que a entidade realiza voltados para o segmento, por meio de consultorias especializadas, palestras e apoio à moda autoral.
Já o presidente da Associação Mineira das Empresas de Moda, Rafael Paes, disse que o coletivo de marcas do Trend Now está confiante no sucesso deste retorno ao Minas Trend. Segundo ele, são 70 lojistas de várias partes do país presentes no corredor exclusivo.
Por sua vez, Murilo de Paula Graciano, presidente do Sindijoias e da Ajomig falou da expectativa do setor para esta edição do evento, que prevê cumprir a meta de vendas em torno de R$ 6 a 7 milhões. “Temos produtos de muita qualidade. Espero que os lojistas possam ter sucesso nas vendas e aproveitar todo o networking que o evento proporciona”, ressaltou.
Desfiles e palestras abertos ao público
Além do salão de negócios, exclusivo para compradores inscritos, a 34ª edição do Minas Trend também contará com uma programação gratuita e aberta ao público, entre os dias 21 a 23 de outubro, no BH Shopping. As atividades incluem palestras, desfiles infanto-juvenis e um concerto com a Orquestra SESIMINAS. Os interessados em participar já podem retirar os ingressos no site da Sympla.
O Minas Trend é uma realização da FIEMG, por iniciativa de sua Câmara da Indústria de Insumos e Transformação do Vestuário, Calçados e Acessórios, e suas entidades SESI e SENAI, com patrocínio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e apoio máster do Sebrae Minas.
SERVIÇO
34ª edição do Minas Trend
Data: 21 a 23 de outubro de 2025
Horário: 10h às 20h
Local: BH Shopping – Piso Ouro Preto | BR-356, 3049, Belvedere, Belo Horizonte
Imprensa FIEMG