Representantes do Instituto de Geologia de Angola (IGEO) visitaram, nesta segunda-feira (11), as instalações do Centro de Inovação e Tecnologia – CIT SENAI, em Belo Horizonte. A agenda, que dá continuidade aos encontros entre pesquisadores brasileiros e angolanos, busca ampliar as parcerias já firmadas entre a instituição e o SENAI Minas Gerais.
O IGEO, vinculado à Empresa Nacional de Diamantes de Angola E.P (Endiama), tem como atribuição a execução e coordenação da cartografia geológica e dos estudos dos recursos minerais do país africano por meio de serviços geocientíficos, laboratoriais e sondagens em Centros de Documentação Geológica e de Processamento de Dados.
Silva Pereira Ginga, diretor do Instituto, destaca que um dos objetivos da entidade é ampliar a atuação do Laboratório de Análise de Diamantes da Angola, a partir do mapeamento de novas áreas de interesse, como mineração, meio ambiente, etc. Por isso, de acordo com ele, ‘’é importante se aproximar de instituições multidisciplinares como o CIT SENAI’’. Jeferson Santos, representante do SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais BR, explica que o Centro de Formação Técnico Profissional da Endiama E.P. (CEFOPE) (SU) Lda e o SENAI MG já firmaram um termo de Cooperação em Educação Profissional, e a intenção, a partir de agora, é construir novas parcerias entre o Instituto de Geologia de Angola e a empresa Sociedade Mineira de Catoca Lda. Desde 2021, a Endiama e o SENAI MG já assinaram um contrato de consultoria e um protocolo de cooperação técnica e realizaram, em conjunto, capacitações e seminários tanto no Brasil quanto na Angola.
Durante a visita técnica, Zenilde Viola, gerente de metrologia e serviços tecnológicos do CIT SENAI, detalhou a atuação do Centro, que, por meio de um conjunto de institutos, oferece soluções tecnológicas para indústrias de diferentes portes. Na avaliação dela, é fundamental mapear os pontos de interesse em comum entre o CIT SENAI e o IGEO, ‘’principalmente no que diz respeito às análises e ao desenvolvimento de métodos laboratoriais’’. Guilherme Braga, gerente do Centro de Treinamento e Desenvolvimento da Indústria 4.0 do SENAI Minas Gerais, e Marcus Tanus, gerente de apoio à gestão do CIT SENAI, também participaram do evento.
Após a apresentação, a comitiva angolana conheceu as estruturas do Instituo SENAI de Tecnologia (IST) em Química e do Instituto SENAI de Inovação (ISI) em Engenharia de Superfícies. Nesta terça-feira (2), os representantes da ENDIAMA irão ao ISI em Processamento Mineral, e, na quarta (13), eles visitarão o IST em Meio Ambiente e o Centro 4.0 do SENAI Minas Gerais.
Clique aqui e confira mais fotos do primeiro dia da visita.
Caio Tárcia
Imprensa FIEMG