A FIEMG realizou, nesta quarta-feira (14/5), a reunião ordinária do Conselho de Educação e Treinamento, na sede da Federação, em Belo Horizonte. O encontro contou com a participação de representantes da indústria e especialistas em educação, que debateram estratégias para promover a empregabilidade de alunos e egressos e aproximar ainda mais os estudantes do universo industrial.
Na abertura da reunião, o presidente do Conselho, José Batista de Oliveira, ressaltou a relevância do alinhamento entre as ações educacionais do SESI e do SENAI e as demandas reais das empresas do setor industrial. “Eu vejo que existe um apagão na educação no Brasil. Então devemos discutir estratégias e aconselhamentos, para que o setor produtivo apoie, especialmente, as pessoas de baixa renda, para que acessem a educação como forma de incentivo ao desenvolvimento e ingresso no mercado de trabalho”, comentou.
A secretária executiva do Conselho e analista de Projetos Educacionais do SENAI, Natália Nunes, destacou que discutir sobre empregabilidade é essencial para garantir que os jovens tenham mais oportunidades no mercado de trabalho. Ela também pontuou a importância de incluir o SESI nesse debate, ampliando o contato dos alunos com a indústria desde a educação básica e despertando seu interesse por esse setor estratégico da economia.
Na sequência, a coordenadora de Educação Básica do SESI, Alexandra Gazzinelli, apresentou iniciativas que têm como objetivo aproximar alunos e professores da realidade da indústria. As ações incluem visitas técnicas, projetos integradores e metodologias ativas voltadas para o desenvolvimento de competências alinhadas às necessidades do setor produtivo.
Durante o encontro, os conselheiros também analisaram caminhos e possíveis encaminhamentos para fortalecer a ponte entre educação e trabalho, reforçando o papel do colegiado como espaço estratégico de articulação entre a educação e o setor produtivo.
Veja aqui as fotos da reunião.
Ana Paula Motta
Imprensa FIEMG