
O Sistema Integrado Mineiro do Vidro Plano (SIMVidro) promove a exposição “As Cores Sincopadas e a Sinfonia Visual no Jazz”, em cartaz na sede da FIEMG, no térreo do Edifício RBA, de 20 a 31 de outubro. A mostra reúne 15 obras da artista Luiza Azam, realizadas em giz pastel oleoso e tinta acrílica sobre papelão paraná, em uma homenagem visual à força e à liberdade do Jazz.
Inspirada na síncope — marca rítmica que define o gênero —, Luiza transforma ritmo e improviso em cor, textura e expressão. As obras retratam grandes nomes da música, como Benny Goodman, Ella Fitzgerald, Duke Ellington, Miles Davis, Louis Armstrong, Nina Simone, Reggie Washington e Jack DeJohnette.
Em cada traço, a artista propõe uma leitura vibrante e sensorial do Jazz, explorando contrastes, gestos e movimentos que parecem fazer a música pulsar dentro das imagens. O resultado é uma sinfonia visual que mistura o caos criativo e a harmonia do improviso, traduzindo em cores a emoção de quem ouve — e sente — o Jazz.
A visitação é gratuita e pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h, na Galeria da FIEMG (Av. do Contorno, 4456 – Funcionários, Belo Horizonte).
Caio Tárcia
Imprensa FIEMG