“Minas Gerais sai na frente, mais uma vez, mostrando que é possível o setor produtivo se juntar para ter uma convergência positiva para que toda a sociedade, seja ela do campo ou da cidade, venha a ter uma vida melhor. Esse alinhamento gera força, ganho político, melhores negócios e oportunidades para todos. A classe produtora da agropecuária fica muito feliz com este primeiro encontro”, disse o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio Pitangui de Salvo, durante a edição especial do Inova Varejo. Este foi o primeiro evento conjunto entre as Federações do Comércio (Fecomércio MG), Indústria (FIEMG) e Agricultura (Faemg) de Minas Gerais e reuniu lideranças dos setores produtivos, empresários e produtores rurais, em Uberaba, na noite de quinta-feira (04/04).
O presidente da Fecomércio MG, Nadim Donato, destacou que o evento é inovador à medida que integra todos os setores que sustentam a atividade produtiva no estado. “Nosso intuito é trazer conhecimento e entendimento sobre o setor produtivo. Nós nos complementamos e estamos, pela primeira vez na história, reunindo três grandes federações para fazer este trabalho”, afirmou.
O presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, ressaltou que a intenção é ampliar a voz do setor produtivo e empoderar esse segmento que é portador de futuro para a nossa sociedade. “Nós acreditamos que essa união de três entidades do Sistema S tem potencial grande de transformação social. Há muito em comum entre as três federações e isso deve ser explorado ao máximo”, completou.
Ações na prática
Os presidentes apontaram algumas ações que podem ser desenvolvidas em conjunto como proposições e defesa de pautas junto ao poder público, inclusive em relação à reforma tributária. Outro ponto destacado foi a união de ações para atender cidades de menor porte. “Podemos pensar em unidades em conjunto para acessar cidades onde ainda não temos participação efetiva, reduzindo custos desta forma e multiplicando as oportunidades oferecidas pelo Sistema S, como na formação profissional e social”, explicou Roscoe.
O presidente do Sistema Faemg Senar exemplificou que essa união com o comércio e indústria vai permitir o incremento da produção no campo do que está sendo mais bem vendido. “Na prática, esse acesso vai facilitar para encaixar os nossos produtos de forma mais assertiva e atender o consumidor final de forma plena. Isso serve para vários produtos, como o queijo, o café, o mel e outros”, afirmou Salvo.
Programação
Durante o evento, os presidentes apresentaram as ações desenvolvidas por cada federação e responderam perguntas do público. A abertura foi feita pelo presidente do Sindicomércio Uberaba, Luciano Ciabotti, o gerente do Sebrae Minas, William Rodrigues, e a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo. O evento contou com palestra do especialista em varejo, Juarez Leão.
Também estiveram presentes o vice-presidente do Sistema Faemg Senar e presidente do Instituto Antônio Ernesto de Salvo (Inaes), Renato Laguardia, o gerente executivo do Inaes, Bruno Rocha, o presidente da Comissão Técnica do Leite, Jonadan Ma, o presidente do Núcleo dos Sindicatos Rurais do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, Márcio Guapo, o gerente regional do Sistema Faemg Senar, Ricardo Tuller, entre outras autoridades.
Fonte: Juliana Fidelis, de Uberaba – Sistema FAEMG, SENAR, FAEMG