O terceiro dia da Missão Empresarial à Feira CIIE – China International Import Expo foi marcado por visitas técnicas a empresas chinesas do setor de vestuário (têxtil), construção, siderurgia e mineração. Os empresários se dividem em grupos para conhecer indústrias alinhadas aos seus negócios.
A delegação brasileira composta por mais de 50 pessoas visitou a Beide Garment Group Co., a Youcai Environmental Resources Technology, e a Jiangyin Tianyun International Trade, empresas do setor de vestuário, a Wuxi Boton do setor de siderurgia e mineração, a Wuxi Urban Construction Development e a Wuxi Rilian Technology do setor de construção civil.
O objetivo da visita é aproximar empresários brasileiros da realidade da produção industrial chinesa, conhecendo o dia a dia dos profissionais no chão de fábrica e, mais que isso, conhecer de perto produtos e processos inovadores da segunda maior economia mundial.
Vestuário (têxtil)
A Beide Garment Group Co. é reconhecida como uma das 100 maiores empresas do setor de vestuário da China e entre as 30 maiores na indústria de malharia. Atua na produção profissional de vestuário tricotado, com forte presença global e mais de 5 mil funcionários.
A empresa investe em inovação e modernização inteligente, colaborando com universidades para desenvolver tecidos e produtos, e em 2023 lançou a terceira fase de automação da fábrica matriz, com monitoramento em tempo real e integração de dados via inteligência artificial.
A visita também contemplou a fábrica da Youcai Environmental Resources Technology, que é líder no setor de economia circular, especializada em fibras de poliéster recicladas. A empresa atua no desenvolvimento, produção e venda de fibras de poliéster, estabelecendo-se como referência no mercado de fibras recicladas.
A companhia investe fortemente em inovação tecnológica, possuindo 16 patentes de invenção, mais de 160 patentes de modelo de utilidade e processos reconhecidos internacionalmente.
E a terceira visita referente ao setor de vestuário foi a Jiangyin Tianyun International Trade, que é especializada em importação e exportação de tecidos e vestuário, oferecendo soluções completas para clientes globais.
A marca opera fábricas e centros de processamento na China e no Vietnã, com capacidade anual de 16 milhões de peças. Destaca-se pelo controle de qualidade rigoroso, inovação em R&D e parcerias com marcas internacionais como H&M, Skechers e Calvin Klein.

Siderurgia e mineração
Além do setor vestuário, a comitiva de empresários visitou também a Wuxi Boton, uma indústria de alta tecnologia especializada na produção de correias transportadoras e sistemas de monitoramento para prevenção de cortes indesejados e manutenção preditiva desses equipamentos.
Com processos automatizados que utilizam robôs e inteligência artificial, a empresa se destaca pela excelência na qualidade e competitividade global. Investe em iniciativas ESG, incluindo o desenvolvimento da primeira correia transportadora carbono neutro do mundo, e apresenta soluções inovadoras, como laboratório de realidade virtual aumentada para ambientes de mineração e siderurgia.
O empresário Paulo Sérgio Garcia da empresa KFR Engenharia Serviços da área de manutenção em correias transportadoras contou sobre a visita à Boton. “Foi uma oportunidade única, conhecemos equipamentos modernos de predição, medição de desvios, extremamente úteis e necessários para o processo produtivo e que ainda não temos no Brasil”.
Construção
Os empresários brasileiros conheceram ainda a Wuxi Urban Construction Development, que atua como entidade de investimento e operação de capital estatal, integrando investimentos, construção, gestão e operação, além de oferecer serviços de operação abrangentes e voltados ao mercado.
O grupo é a principal força da construção urbana em Wuxi, desenvolvendo seis áreas centrais — como construção, operação urbana e proteção ambiental — e três estratégicas — renovação urbana, revitalização rural e gestão de estacionamentos — organizadas no modelo “5+3”.
O empresário João Pedro Renner, sócio da RPL Empreendimentos, contou que o período na China tem sido de muito aprendizado. “Estamos em conexão direta com os empresários chineses e aprendendo muito, não apenas sobre negócios, mas também sobre a cultura. O dia de visitas foi riquíssimo, especialmente para nós que somos do setor de engenharia e ainda não conhecíamos muitas das tecnologias chinesas, inexistentes no Brasil. Acreditamos que essa aproximação vai gerar novos negócios e ainda mais inovação para empresas brasileiras”, disse.

Eles conheceram ainda a Wuxi Rilian Technology, que é especializada em tecnologias de ponta, e atua na pesquisa, desenvolvimento e produção de equipamentos de teste industrial por raiosX, sendo reconhecida como um “pequeno gigante” nacional e listada no STAR Market.
A Missão Empresarial à Feira CIIE – China International Import Expo é uma realização da Confederação Nacional da Indústria (CNI), da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento (ApexBrasil) e da Rede CIN, articulada pela Federação de Indústrias do Estado de Minas Gerais – FIEMG.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A ApexBrasil também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atrair investimentos estrangeiros diretos (IED) ao Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país. Mais informações: ApexBrasil | Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Atração de Investimentos
Marina Rigueira
Imprensa FIEMG