A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) participa nesta semana da missão do governo de Minas aos Estados Unidos. Com objetivo de atrair investimentos para o Estado, gerando emprego e renda para os mineiros, a comitiva está apresentando a investidores os potenciais de Minas Gerais.
Na terça-feira (14/05), em Nova Iorque, o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, acompanhou a comitiva do governo do Estado em uma visita à New York Stock Exchange (NYSE) para uma reunião com investidores e fundos internacionais que aportam recursos em infraestrutura. Na ocasião, Roscoe destacou as mudanças promovidas pela atual gestão no ambiente de negócios no Estado, e a importância do governo na atração de investimentos e no desenvolvimento econômico de Minas Gerais. Também ressaltou as oportunidades de negócios em infraestrutura e energia limpa no Estado.
“Essas mudanças às vezes levam tempo para gerar efeito, mas o que podemos ver é a confiança se construindo e o volume de investimentos crescendo a cada ano. E as consequências estão em toda a economia. E existe uma capacidade muito grande de crescimento em Minas Gerais nos próximos anos, especialmente em energia limpa e materiais estratégicos para a transição”, afirmou aos investidores.
Além disso, Roscoe também acompanhou a 14ª edição do Lide Investment Forum Nova York, onde o governador Romeu Zema e outros 8 governadores de estados brasileiros, além de deputados federais, senadores e empresários, debateram o cenário político e econômico do Brasil, o potencial de investimentos no país e o Pacto Federativo.
“Em relação a esse tema, é premente a rediscussão do Pacto Federativo porque aqueles estados que produzem são responsáveis por 80% da arrecadação, e carregam 93% das dívidas. Precisamos corrigir isso e dar oportunidade para que os estados que não têm capacidade de produzir, sejam incluídos em um processo de desenvolvimento, eliminando a relação de dependência permanente da União”, comentou o presidente Flávio Roscoe.
Na última segunda-feira (13/5), a comitiva chefiada pelo governador Romeu Zema esteve no Bank of América, onde apresentou a carteira de investimentos em infraestrutura no Estado. Também se reuniu com a diretoria da Wabtec, empresa líder na indústria ferroviária há mais de 150 anos e que pretende alcançar um sistema ferroviário de emissão zero de carbono nos EUA e no mundo.
O presidente da FIEMG também acompanhou as duas agendas junto ao governo e destacou a importância da missão. “Estamos aqui em Nova York visitando possíveis parceiros para Minas Gerais, à procura de investimentos. Estivemos no Bank of América, onde o governador e sua equipe apresentaram as oportunidades, as concessões públicas e investimentos para esse banco que é fundamental para esse processo de exploração e privatizações. Depois estivemos com o CEO da Wabtec, que está procurando oportunidades para investir em Minas Gerais, inclusive com o centro de engenheiros, com oportunidade de empregar mais de 300 engenheiros”, disse.
Também participam da Missão os secretários de Estado da Casa Civil (SCC), Marcelo Aro, de Desenvolvimento Econômico (Sede), Fernando Passalio; de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), Pedro Bruno; e o diretor-presidente da Invest Minas, João Paulo Braga.
Thaís Mota
Imprensa FIEMG