A capital mineira sedia, nesta quarta e quinta-feira (28 e 29/8), a terceira edição da Feira Mineira de Resíduos, que se consolida como um dos principais eventos do setor, promovendo debates e reflexões sobre as novas tecnologias e as conexões possíveis na gestão de resíduos. Realizada no Centerminas Expo, a feira é organizada pelo Sindicato das Empresas de Coleta, Limpeza e Industrialização de Resíduos de Minas Gerais (Sindilurb-MG) e pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG).
A abertura oficial do evento contou com a presença de líderes e autoridades que destacaram a importância da feira para o desenvolvimento sustentável e o avanço tecnológico no setor.
O presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, enfatizou as oportunidades que o segmento oferece para transformar a vida das pessoas, gerar riqueza e preservar o meio ambiente. “Tenho muito orgulho de ver na feira iniciativas nesta direção, inúmeras tecnologias que estão chegando pra nos ajudar no processo”, declarou Roscoe. Ele também ressaltou que a feira é fundamental para melhorar o ambiente de negócios e fazer conexões entre a cadeia produtiva.
“É em lugares como esse, que nós vamos construir o futuro do Brasil, o futuro da nossa sociedade, multiplicando os nossos recursos, fazendo a diferença”, concluiu o presidente da Federação.
Marcos Vinícius Savoi, presidente do Sindilurb-MG, afirmou que o evento coloca Minas Gerais na vanguarda da indústria de resíduos, destacando o papel do sindicato na promoção de tecnologias de ponta e inovação em todo o estado. “Estamos no caminho certo para conduzir toda a cadeia da indústria de resíduo com o que há de mais moderno para o nosso setor”, disse.
Savoi reforçou que o tema central da feira, a promoção de conexões, reflete a missão do evento de integrar a indústria com seus parceiros, fornecedores e colaboradores.
Na sequência, a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Marília Carvalho de Melo, que conduziu a primeira palestra do dia, ressaltou o impacto positivo das políticas ambientais lideradas pelo governo de Minas Gerais. Em sua fala, ela refletiu sobre os desafios ainda existentes no setor, bem como as oportunidades futuras na gestão de resíduos sólidos.
“É muito interessante a gente estar em 2024 e ainda ter o desafio de se encerrar lixões. A gente deveria estar hoje, em 2024, só olhando as oportunidades de gestão desses resíduos sólidos”, completou.
A feira prossegue nesta quinta-feira (29/8), com uma programação variada, incluindo palestras sobre economia circular, inovações tecnológicas e inteligência artificial na gestão de resíduos sólidos. Além disso, o evento conta com uma área de exposição onde micro e pequenas empresas apresentam produtos e serviços inovadores para o setor.
Para ver as imagens da abertura da feira, clique aqui.
Serviço:
Feira Nacional de Resíduos
Data: 28 e 29 de agosto de 2024
Horário: 14h às 20h
Local: Centerminas Expo, Av. Pastor Anselmo Silvestre, 1495, 4º andar, bairro União, Belo Horizonte.
Clique aqui e saiba mais.
Ana Paula Motta
Imprensa FIEMG