Atento a novas ideias e à renovação no mercado de moda, o Minas Trend, entre os dias 16 e 18 de abril, aposta em um estande coletivo com marcas autorais mineiras. A ação, espalhada por pontos icônicos de Belo Horizonte, dá vida ao tema da 31ª edição do evento, “Onde a moda movimenta o mercado”, que será realizada no Minascentro, com ações no Museu da Moda, no P7 Criativo e no Circuito Liberdade.
No total, 11 novas marcas e seus criadores serão apresentados no salão de negócios: Atelier Filha Única, Chão Artesanal, Guri Handmade, Haddock Brasil, Iáskara Oliveira, Malume, Manuart Crochê, Realiser Alfaiataria, Refeito, ValériaDValéria e Watson Brand. O estande representa uma parte da grande efervescência e diversificação do mercado de novas marcas em Minas Gerais nos segmentos feminino, masculino e jovem, focadas na sustentabilidade e em novos processos manuais de produção slow, artística e tecnológica.
Entendendo a importância de oportunizar e fomentar negócios e empreendedores da moda na cadeia produtiva, a presidente da Câmara da Indústria do Vestuário e Acessórios da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), Mariângela Marcon, analisou as demandas levantadas na última edição do evento e apostou no frescor do inédito para o salão de negócios. “O Minas Trend é uma iniciativa da que arremata o calendário comercial de lançamentos de moda para o mercado”, afirma ela.
O processo curatorial foi criterioso em selecionar marcas que estejam alinhadas com o propósito, olhar para o novo, com autoralidade e na cadeia produtiva justa. É inspirador e refrescante vermos as criações de novas mentes, ver como os players que serão grandes no futuro estão trazendo inovação e conteúdo relevante hoje. A curadoria foi compartilhada por dois profissionais conceituados do mercado da moda, a conselheira estadual de Moda na Secretaria de Cultura de Minas Gerais (Secult-MG), Giovanna Penido, e o professor e consultor Aldo Clécius, que trouxe uma seleção coerente que prestigia a produção 100% mineira.
“Selecionamos um time diverso, tanto no DNA, quanto na proposta de produtos, que chega para somar no cenário fashion. O processo de descoberta das marcas, suas histórias de origem e identidade tornaram o processo inédito, com o propósito e a bandeira que defende a potência das marcas mineiras, resgatando os ofícios tradicionais da moda, técnicas e manualidades que fazem da moda mineira única e reverenciada em todo o Brasil”, comenta Aldo Clécius.
“A moda se abastece com as marcas autorais, nas quais a experimentação ocorre organicamente, antecipando estéticas e mostrando sua interseção e transversalidade. Moda é cultura, é um diálogo com o tempo em que você está inserido. Moda também é negócio e é expressão. Seus simbolismos caracterizam nossa identidade mais genuína, despertando sentimentos de pertencimento, de nação e territorialidade”, completa Giovanna Penido.
Esta edição do Minas Trend é uma realização do SESI, SENAI e FIEMG, com apoio master do Sebrae-MG, patrocínio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), da Codemge e da Bling e conta com apoio do Jornal Estado de Minas.
Serviço:
31ª edição do Minas Trend
De 16 a 18 de abril, no Minascentro, em Belo Horizonte
Mais informações: minastrend.com.br