Em relação às alegações do presidente do Sinduscon-MG, Sr. Renato Michel, a respeito do seu desligamento do Conselho de Representantes da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), a entidade informa que, após uma apuração minuciosa, cuidadosa e transparente e aprovação em assembleia de Conselho de Representantes da FIEMG, ficou constatado que o representante do Sinduscon-MG cometeu infrações que ferem o estatuto da instituição. Sobre o desligamento, dos 100% dos votantes apenas duas pessoas votaram contra, sendo uma delas o próprio delegado do Sinduscon-MG.
Essas infrações dizem respeito a más condutas praticadas pelo Sr. Renato Michel contra o patrimônio moral da FIEMG na reunião do Conselho Municipal de Política Urbana (Compur) e uma audiência do Ministério do Trabalho. No caso da reunião do Compur, o Sr. Renato Michel deliberou ao suplente atuar contra os interesses da FIEMG.
Esses fatos foram levados à Diretoria Executiva da FIEMG, que instaurou uma comissão especial para apurar as infrações, documentadas em um relatório produzido por essa comissão. O relatório, inclusive, foi levado à reunião desta diretoria, realizada em 20 de fevereiro de 2024, e à assembleia geral do Conselho de Representantes, ocorrida em 10 de abril de deste ano.
FIEMG salienta que, durante todo o procedimento de apuração dos fatos, foi garantido ao Sr. Renato Michel direito ao contraditório e à ampla defesa, com todos os ritos sendo respeitados.
A eliminação diz respeito somente a pessoa física do Sr. Renato perante o Conselho de Representantes da FIEMG, podendo o Sinduscon-MG indicar imediatamente seu substituto.