No dia 18 de agosto, Pouso Alegre, no Sul de Minas Gerais, foi palco da segunda etapa do projeto OlimPA 2024. O “Pedal com Plantio” reuniu mais de 110 participantes e marcou uma nova fase do programa, que promove práticas sustentáveis entre as indústrias da região.
Organizado pela FIEMG, por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/MG), em parceria com o SESI/MG, o pedal percorreu 34 quilômetros e incluiu o plantio de 120 mudas de espécies nativas, como Ipê Roxo, Ipê Branco e árvores frutíferas. O plantio ocorreu no bairro Árvore Grande e também nas áreas internas dos empreendimentos participantes.
O ‘’Pedal com Plantio’’ faz parte das Olimpíadas de Sustentabilidade de Pouso Alegre (OlimPA), que tem como objetivo engajar as empresas e a comunidade local na adoção de práticas ambientais. Kamila Vilela, coordenadora de Sustentabilidade do IEL/MG, destacou a importância do trabalho colaborativo para a recuperação de áreas verdes no município. ‘’O projeto não contribui só com o microclima e a biodiversidade de Pouso Alegre, mas também reforça a importância da responsabilidade coletiva na proteção do meio ambiente’’, afirma.
Além do pedal e plantio, as empresas participantes (ACG World, Adient, Berry Global, Prática, Unilever e XCMG Brasil) também aderiram ao programa Aliança Ambiental Estratégica, iniciativa criada pelo IEL/MG e pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) com o intuito de auxiliar empresas que desejam implementar projetos socioambientais.. Clara Alvarenga, analista ambiental da pasta, ressaltou o sucesso do evento em unir desenvolvimento sustentável ao trabalho colaborativo.
Salvador Lopez Júnior, supervisor de Qualidade de Vida do SESI, elogiou o compromisso das entidades envolvidas no projeto com um futuro mais sustentável. “Através de ações sustentáveis, mostramos que é possível promover competições saudáveis enquanto cuidamos do nosso planeta”, lembra.
Para mais detalhes sobre o projeto OlimPA 2024, clique aqui.
Caio Tárcia
Imprensa FIEMG