Em consonância com o Pacto Global e a agenda ESG da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), em parceria com o SESI, lançou no último dia 5 – quando foi comemorado o Dia do Meio Ambiente – as Olimpíadas de Sustentabilidade de Pouso Alegre (OlimPA), município localizado no Sul de Minas Gerais. A iniciativa combina esporte, meio ambiente e responsabilidade socioambiental e visa incentivar a prática sustentável entre as indústrias da região.
No âmbito do OlimPA, serão realizadas até o final do ano três competições esportivas e ações ambientais, nas quais seis empresas da região – ACG World, Adient, Berry Global, Inc., Prática, Unilever e XCMG Brasil Indústria – vão concorrer. Além disso, serão avaliados projetos socioambientais realizados pelas empresas com escolas do município.
Os eventos incluem uma Caminhada Ecológica, Pedal com Plantio e Canoagem Ecológica – envolvem competições e estarão alinhados a datas comemorativas relacionadas ao meio ambiente, tais como o Dia de Combate à Poluição, Dia Mundial da Limpeza das Águas e Dia Internacional da Árvore. “Os eventos que acontecerão ao longo do ano promoverão uma celebração da sustentabilidade, da determinação, do engajamento e do espírito esportivo”, destacou a coordenadora do Núcleo de Meio Ambiental e Sustentabilidade da Gerência de Consultoria para Negócios do IEL, Kamila Vilela.
Nessas ações, as empresas serão avaliadas pela quantidade de resíduos recolhidos durante a atividade, pelo engajamento das equipes, pelo número de participantes de cada uma das indústrias (dentro de um limite máximo estabelecido pelo regulamento), pela criatividade e legado socioambiental, dentre outros. Ao final da olimpíada, a equipe vencedora será agraciada com o Troféu OlimPA 2024.
O Projeto OlimPA está em sua 1ª edição e acontece apenas em Pouso Alegre, mas a ideia é que a iniciativa seja expandida para outras cidades e regiões do Estado com o objetivo de ampliar e democratizar o debate e as práticas sustentáveis dentro das indústrias mineiras. “É um projeto pioneiro e que será referência para que aconteça também em outras regionais do Estado e passe a ser perene”, completou Kamila Vilela.
Aliança Ambiental Estratégica
Assim que foi lançado, as seis empresas participantes do Projeto OlimPA aderiram também ao programa Aliança Ambiental Estratégica e estão concorrendo ao Selo Sustentabilidade Aliança Ambiental. Iniciativa da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) em parceria com o IEL, o programa visa auxiliar e reconhecer aquelas empresas que implementem projetos socioambientais visando contribuir voluntariamente com o desenvolvimento sustentável em Minas Gerais. Saiba mais sobre a Aliança Ambiental Estratégica clicando aqui.
Thaís Mota
Imprensa FIEMG