Os presidentes de sindicatos da Zona da Mata se reuniram na última terça-feira (6/8), na sede da FIEMG Regional Zona da Mata, para discutir temas relevantes da indústria local. A reunião foi conduzida pelo presidente interino da FIEMG Regional ZM e presidente do Sindipan-JF, Heveraldo Lima de Castro, que deu as boas-vindas e agradeceu a presença de todos. Além de assuntos relacionados aos Sindicatos, foi realizada uma apresentação sobre a nova escola SESI Granbery, que está sendo implantada em Juiz de Fora, e sobre o Projeto Recriar, iniciativa em que empresas madrinhas concedem bolsas de estudo a crianças da comunidade.
Representantes do SESI e SENAI participaram da reunião e explicaram aos presidentes um pouco sobre a metodologia e funcionamento da escola. O gerente regional SESI/SENAI ZM, Humberto Rezende, apresentou Vander Montesse, que atualmente comanda as unidades SENAI de Juiz de Fora como novo diretor da escola SESI Granbery. E para conduzir o SENAI JF em suas unidades do Centro e Barreira do Triunfo foi destacado André Leandro Pimentel, atual diretor das escolas SENAI de Ponte Nova e Visconde do Rio Branco.
O presidente Heveraldo Castro mencionou que a expectativa dos empresários para a nova escola é muito positiva, com muitas consultas de associados interessados no funcionamento da instituição. Humberto Rezende disse que a seleção de funcionários já está sendo realizada pelo RH da FIEMG e que a escola tem a meta inicial de começar a funcionar em 2025 já com 1500 alunos.
Flávia Bento, gerente de educação básica do SESI MG, explicou que reuniões com pais dos atuais alunos do Colégio Granbery e também pais interessados e migrar para a escola estão sendo realizadas para apresentar a proposta pedagógica do SESI. Além disso, reformas começarão em breve, com previsão de grandes melhorias ao longo do próximo ano. A equipe anunciou ainda a preparação de um grande evento público no Granbery no dia 24 de agosto, com atividades de lazer e divulgação da nova escola SESI.
Outro assunto abordado foi o projeto Recriar, que visa aproximar as indústrias do SESI e SENAI, patrocinando a formação de talentos e garantindo aprendizado de alta qualidade para todos os alunos. Na escola SESI Granbery, as empresas que aderirem ao projeto poderão apadrinhar crianças com bolsas integrais de estudo. E para cada bolsa paga pela empresa, uma outra será concedida pelo SESI. Os valores das mensalidades foram detalhados, com descontos oferecidos para industriários e bolsas mediante estudo socioeconômico.
O SESI atualmente conta com 39 escolas no estado, atendendo 27 municípios. O SESI Granbery será a unidade de número 40 e várias outras estão em processo de aquisição e finalização. Até o final de 2025, a rede do SESI será ampliada para 60 escolas, passando a atender 50 mil alunos, com um ensino de alta qualidade e muita tecnologia.
André Leandro se apresentou, expressando gratidão pela oportunidade de assumir as escolas do SENAI e destacando sua trajetória na instituição. Vander Montesse também agradeceu a confiança, enfatizando seu compromisso com a nova função e destacando a estrutura diferenciada da escola. A reunião foi mais um passo para o fortalecimento da educação na Zona da Mata, com planos ambiciosos e um compromisso claro com a excelência e o desenvolvimento.
Graciele Vianna
Imprensa FIEMG