Conheça como é o processo de formação dos nossos campeões
https://www.fiemg.com.br
A Olimpíada do Conhecimento tem início nas escolas do SENAI, quando os instrutores identificam os alunos que se destacam e os convidam para treinar para os torneios locais. Para competirem na Olimpíada do Conhecimento, os estudantes precisam cumprir algumas exigências: ter menos de 21 anos e ter cumprido no mínimo 400 horas nos cursos de aprendizagem, qualificação industrial ou formação técnica de nível médio na área. A etapa estadual é a fase classificatória para a nacional.
Durante esse processo, os competidores chegam a se dedicar oito horas diárias durante meses para alcançarem a excelência nos resultados. Os dois melhores colocados na fase nacional podem concorrer a uma vaga para a competição mundial, a WorldSkills Competition, que em 2015 será sediada em São Paulo.
Na prática: nos quatro dias de provas, os competidores precisam interpretar e resolver situações semelhantes às que enfrentariam no ambiente real de trabalho. Todos são avaliados em diferentes quesitos e vencem o torneio os alunos que conseguem as melhores notas.