Alunos apresentaram trabalhos de pesquisa científica para equipe de avaliadores
No sábado, dia 13, Escola SESI promoveu, em Patos de Minas, a primeira edição do SESIVERSO (Ecossistema de Aprendizado), com a apresentação de trabalhos dos alunos do 1º Ano do Ensino Médio. A atividade foi desenvolvida, durante a manhã, e contou com a participação de personalidades convidadas para a avaliação de cada trabalho, de familiares e convidados dos alunos.
Os trabalhos abordaram os temas:
- A Representação da Mulher na Propaganda: o que mudou com o tempo
- O poder das Roldanas
- A Eletricidade na Prática
- Arte na Arquitetura
- O uso da tecnologia para resolver problemas
- Bioquímica na vida: nutrientes, saúde e sociedade
- A Evolução da Química e seus dois lados
- Arte e Fotografia: um estudo da fotografia como fonte de denúncia social
O gerente da Unidade, Lucas Santos Silva, manifestou a satisfação com os resultados alcançados pelos alunos nos trabalhos de pesquisa para o SESIVERSO. “Os alunos empenharam-se muito na pesquisa e o resultado foi excelente”, comentou. Segundo ele, o objetivo do SESIVERSO é proporcionar aos alunos uma imersão no mundo da iniciação científica, permitindo-lhes aplicar habilidades investigativas, fortalecer o pensamento crítico e aprofundar a compreensão dos conteúdos trabalhados.
Para a pedagoga da Escola SESI, Sônia Silveira, o evento foi além das expectativas. No desenvolvimento dos trabalhos, os alunos contaram com o apoio de um professor, na orientação das pesquisas. “Cada trabalho teve um professor tutor que acompanhou todo o processo. A Escola SESI, em sua metodologia, desenvolve atividades que promovem esse pensamento crítico e fortalece a comunicação. Teremos mais momentos como este, para o aluno praticar a pesquisa científica, a oratória e outras habilidades”, complementou.
A presidente da FIEMG Alto Paranaíba, Teresinha Gonçalves de Sousa Martins, foi uma das avaliadoras e ficou admirada com os trabalhos apresentados. “Nota-se o desenvolvimento dos alunos: a capacidade de argumentação e o resultado do trabalho em equipe. Vê-se que estão preparados para enfrentar os desafios acadêmicos e profissionais futuros. É a Escola SESI, na formação de novos talentos”, enfatizou. O vereador Paulo Henrique Caixeta, também participou do SESIVERSO. “Fiquei impressionado em ver a qualidade dos trabalhos dos alunos, principalmente, por destacarem a importância da ciência, tecnologia e inovação para a formação dos nossos adolescentes”, observou.