Foram doados cinco equipamentos
A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), por meio da Regional Alto Paranaíba, doou cinco monitores cardiorrespiratórios à Santa Casa de Misericórdia de Patrocínio. A entrega dos equipamentos foi realizada, oficialmente, no gabinete do prefeito Gustavo Brasileiro, com a presença da presidente da FIEMG Regional, Teresinha Martins, e de representantes do Conselho de Administração e Gestores da Santa Casa, entre eles, a presidente da instituição, Maristela Borges.
Os monitores doados possuem cinco parâmetros básicos pré-configurados: eletrocardiograma (ECG), oximetria, pressão não invasiva, temperatura e respiração, além da possibilidade de incluir a medição de pressão invasiva. Os equipamentos armazenam até 168 horas de dados, reconhecem, emitem alertas e registram 27 tipos de arritmias e alterações do segmento ST. Também realizam cálculos de administração de medicamentos, funções hemodinâmicas, ventilatórias, renais e de oxigenação, entre outras funções.
Durante a solenidade, Teresinha Martins destacou que a doação reflete o compromisso da FIEMG com a melhoria da saúde pública e a aplicação eficiente de recursos. “Nosso objetivo é garantir que os investimentos tragam impactos reais para a população. A Santa Casa presta um serviço essencial à comunidade e temos orgulho de contribuir com essa missão”, afirmou.
Maristela Borges agradeceu a doação e destacou sua importância no momento em que o hospital amplia a Sala de Urgência e Emergência. “Esses monitores chegam na hora certa. Estamos passando de dois para sete leitos e precisamos de equipamentos modernos para garantir um atendimento de qualidade. Agradecemos à FIEMG por essa parceria que vai salvar vidas”, disse.
O superintendente da Santa Casa, Augusto Moura, também ressaltou a relevância da doação. Segundo ele, a instituição atende mais de 1.500 internações/mês, mais de 150 partos/mês e mais de 250 mil exames/ano. Com a ampliação da estrutura de urgência, a capacidade de atendimento será significativamente aumentada. “Precisamos valorizar e fortalecer parcerias como essa. Elas nos ajudam a oferecer um serviço mais humano, seguro, eficiente e de qualidade”, afirmou. Os monitores vão integrar o serviço que está sendo expandido na Sala de Urgência e Emergência.
O prefeito Gustavo Brasileiro fez um agradecimento especial ao presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, pela doação. “Esse apoio chega em um momento de grande necessidade. A Santa Casa é referência regional em saúde e investimentos como esse fazem toda a diferença no cuidado com a população”, concluiu.