Rafaela Gontijo apresentou a trajetória de sustentabilidade e propósito da NUU Alimentos
Natural de Patos de Minas, a empreendedora Rafaela Gontijo, de 36 anos, é dessas mulheres que vieram para mudar as regras do jogo. CEO e fundadora da NUU Alimentos – reconhecida pela ONU como uma das 50 empresas regenerativas ao redor do mundo – ela ergue bandeiras fundamentais em seu negócio: sustentabilidade, responsabilidade socioambiental, equidade de gênero e representatividade feminina. Foi essa trajetória de sucesso que a credenciou para ser uma das palestrantes do Imersão Indústria, promovido pela FIEMG, SESI e SENAI. O tema foi “Jornada Regenerativa: Como crescer e gerar impacto positivo no ecossistema”.
Durante a apresentação, ela demonstrou que o propósito é seguido na prática. O time é formado em sua maioria por mulheres (70%). É muito forte também, o compromisso com a sustentabilidade: neutralização das emissões de carbono; uso de insumos naturais; utilização de energia fotovoltaica na indústria; reaproveitamento da água da chuva e adoção de boas práticas de governança, complementando o tripé ESG, para citar alguns.
“Por trás de todas essas iniciativas, existe o propósito declarado de, realmente, transformar a maneira como nos relacionamos com o alimento e toda a cadeia produtiva”, defendeu. E esse propósito foi fruto das vivências da formação em Relações Internacionais e de suas experiências em empresas e instituições no Brasil, Alemanha, Holanda e França.
Sentiu que era necessário fazer diferente. A ideia de se produzir pão-de-queijo tradicional mineiro veio, primeiro, da aceitação dos amigos e colegas de trabalho, na degustação do produto que trazia de visitas à fazenda dos avós. Com o amigo e chef Erik Nako e a sócia Luíza, percebeu que o segredo está nos ingredientes. “Por isso, priorizar ingredientes bons e locais é a base da NUU como marca”, revelou.
A empresa foi inaugurada em 2016. O trabalho que começou pequeno, com participação em feiras e eventos sociais, aos poucos conquistou espaço. Integraram a Junta Local, feira carioca que reúne produtores artesanais em um movimento forte de contracultura e questionamentos sobre a cultura alimentar vigente. Começaram a vender a massa do pão de queijo pronta. Foi assim que surgiu o primeiro cliente grande: a La Basque do Leblon e, tempos depois, atingiu a rede carioca de supermercados Zona Sul. A pandemia veio como um novo desafio empresarial.
Para atingir produção em escala, inaugurou em 2021, a fábrica da marca, em Patos de Minas, mantendo o propósito de produzir com sustentabilidade. Ao conquistar novos mercados no Brasil, o portfolio de produtos cresceu. O lançamento mais recente são os “dadinhos do chef”, com a receita original de Rodrigo Oliveira. A projeção da NUU, para os próximos dois anos, é crescer no Brasil e abrir mercado nos Estados Unidos, em um processo de globalização da marca. Segundo ela, a regeneração é uma jornada que nunca acaba, mas que, depois que a gente vê todo o impacto que nossa alimentação causa, é impossível “desver”.