Evento foi promovido pela FIEMG Alto Paranaíba
A Reforma Tributária é um tema que vai render muito assunto. Para esclarecer e atualizar empresários, contadores, advogados e entidades empresariais sobre o assunto, a FIEMG Alto Paranaíba promoveu uma palestra, em parceria com o Sinduscon, Sindivest, Sindimetal e o escritório Queiroz Vaz Advogados Associados. O tema central foi “Perspectivas da Reforma Tributária para os setores Empresarial e Industrial” e foi ministrado pelos advogados Samir Vaz Vieira Rocha e Maurício Queiroz de Melo Neto.
Os dois advogados pontuaram sobre o processo de tramitação da Reforma Tributária no Congresso Nacional – Senado e Câmara de Deputados. Segundo ele, a ideia é desburocratizar o sistema tributário, que é muito complexo no Brasil e promover uma redução na carga tributária. A proposta em discussão prevê a redução para dois tributos: IBS (imposto sobre Bens e Serviços) que irá integrar o ICMS (estadual) e o ISS (municipal) e o CBS (contribuição sobre Bens e Serviços) que irá unir o Cofins, PIS e IPI. Prevê, ainda, a extinção total dos impostos, em 2032, conforme programado em calendário de transição. Embora possa parecer um prazo longo, é fundamental que os empresários acompanhem de perto para que tenham ciência do impacto que a Reforma vai gerar no negócios”, alertaram.
O analista de Relações Empresariais da FIEMG Alto Paranaíba, Wesley Almeida, destacou que, em breve, será realizado evento sobre o Regime Especial Tributário – RET. A data ainda não foi confirmada. Em representação aos Sindicatos Filiados, Carla Reis reforçou a relevância de se manter atualizado sobre a Reforma Tributária e do conhecimento compartilhado pelos advogados convidados. “Sabemos da dedicação dos advogados nesse tema e por isso, esperamos trazê-los, novamente, para novos esclarecimentos”, acrescentou.
Planejamento Tributário
A Reforma Tributária foi também abordada em palestra sobre “Planejamento Tributário”, ministrada pelo advogado Thiago Braichi, em evento promovido pela CDL, em parceria com a FIEMG Alto Paranaíba, o Sindcomércio e o escritório Freitas Ferraz Advogados. Na palestra, a ênfase foi na necessidade de se entender mais sobre cada imposto pago pelo empresário, cuja legislação é complexa e sofre constantes alterações. Segundo ele, existem oportunidades para que o empresário cumpra com as obrigações tributárias e consiga gerar economia na gestão da empresa. “A dica é que o empresário conte com profissionais – advogados e contadores – de confiança e com amplo conhecimento sobre as questões tributárias, para que promova a melhor gestão do negócio”, acrescentou.