Foram abordados três temas de interesse do setor metalmecânico
Numa iniciativa do Sindimetal, Sebrae, IEL e CNI aconteceu em Patos de Minas, o Seminário Técnico do Procompi – Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Empresas. O ministrante foi o conhecido Professor Scopino. Referência no segmento automotivo, ele é autor de artigos e materiais educativos na área da mecânica automotiva; colaborador em revistas e especialista em consultoria na Globopar, TV Globo, Rede Globo e Globo.com.
Durante o evento, empresários e profissionais do setor metalmecânico puderam absorver a experiência empresarial de Scopino. Ele abordou três tópicos fundamentais para o sucesso e eficiência no mundo dos negócios e da tecnologia.
A primeira palestra foi sobre “Transformando herdeiros em sucessores – Como criar ações de envolvimento na sucessão, dentro de empresas familiares”. Ele apresentou a experiência própria na sucessão empresarial. “A maioria das empresas é familiar. É normal ter filho ou esposa auxiliando no negócio. É só mostrar que vale a pena ser gestor”, acrescentou. Tem que estar atento à gestão na empresa, separar o “CNPJ do CPF”, ou seja, as questões empresariais das pessoais.
O segundo tema foi “Calculando a hora de mão de obra – Como calcular o custo, lucro e cobrança de serviços, por hora trabalhada”. Destacou que é fundamental ter atualizados os custos e despesas fixos da oficina e fazer o cálculo da hora trabalhada, considerando o tempo dos profissionais que executam os serviços dentro da empresa. Com base no valor da mão de obra estabelecer a tabela de preços da oficina.
O Seminário encerrou com palestra técnica sobre “Injeção direta de combustível GDI – Os detalhes de como funcionam a injeção direta de combustível com pressão de baixa e de alta”. De acordo com ele é uma tecnologia mais avançada e que requer cuidados. Com as informações técnicas transmitiu orientações sobre o funcionamento desse sistema e como fazer o reparo no menor tempo possível.
O analista de projetos do IEL, Pedro Casasanta enfatizou que esse seminário, possibilitou aos empresários do setor conhecer um pouco mais do projeto Procompi e suas ferramentas para ajudar no desenvolvimento de seus negócios. Foi uma tarde de muita troca de experiências para todos os participantes. Os conhecimentos práticos do professor Scopino, que tem uma extensa experiência no segmento, foi importante para todos os mais de 30 participantes. O presidente do Sindimetal, Márcio Antunes Filgueira Júnior, reforçou a importância desse trabalho para o fortalecimento do setor. Segundo ele, as palestras e também as consultorias em Governança e Gestão Empresarial para as indústrias, dentro do Procompi, asseguram melhor resultado e melhor qualidade na prestação dos serviços, proporcionando a satisfação para os clientes.