Jovens já estão inseridos no mercado de trabalho
O SENAI de Patos de Minas realizou, nesta semana, a formatura de aproximadamente 30 alunos do curso de Aprendizagem Industrial em Gestão Industrial. A solenidade reuniu familiares, amigos, representantes da indústria e da instituição. O gerente da unidade, Lucas Santos Silva, destacou a importância da busca constante pelo conhecimento como base para a formação profissional e para a entrada no mercado de trabalho. “Vocês têm agora a oportunidade de iniciar a carreira como jovens aprendizes, em indústrias da nossa região”, afirmou.
Ele ressaltou que todos os formandos já estão empregados nas indústrias: Auma Sementes, Minas Mais Alimentos, Destilaria Rio do Cachimbo, MJ Indústria e Comércio Confecções, Pizolato Construtora e Incorporadora, Paesan Pavimentação e Saneamento, Coopa 10 (Cooperativa de Produtores de Grãos), Agroceres Multimix Nutrição Animal, NOOA Ciência e Tecnologia Agrícola e DMC Incorporação e Construção. “Esse é um momento de valorização. As empresas estão abrindo as portas para o primeiro emprego e cabe a cada um de vocês transformar essa experiência em uma oportunidade para o futuro”, frisou.
O instrutor Gedeon Rocha ressaltou que o curso promoveu um avanço significativo no desenvolvimento pessoal e profissional da turma. “A aprendizagem industrial é mais do que capacitação técnica. É uma preparação para a carreira e para a vida profissional”, destacou.
Em representação às empresas parceiras, Lorrayne Aguiar, da Minas Mais Alimentos, reforçou que a união entre SENAI e indústria é estratégica para o fortalecimento da mão de obra local e para proporcionar vivências reais no ambiente de trabalho.
Como oradora da turma, a formanda Geovana Amaral Pereira destacou a relevância do curso para todos os colegas: “Foi um ano de muito aprendizado e amadurecimento, fundamental para a formação pessoal e profissional de cada um de nós. Este foi o nosso primeiro contato com o mundo do trabalho e da indústria”, declarou.
A presidente da FIEMG Alto Paranaíba, Teresinha Martins, em sua mensagem aos formandos, enfatizou que a qualificação oferecida pelo SENAI abre portas para um mercado diversificado em empresas e indústrias de Patos de Minas e região. Ela agradeceu às indústrias parceiras por oferecerem o primeiro emprego aos jovens aprendizes, fortalecendo o ciclo de desenvolvimento da economia local.