Foram dois dias intensos, com apresentação de novas tecnologias
Durante dois dias, profissionais, estudantes e empresários tiveram a oportunidade conhecer novas tecnologias para a solda. O Workshop Soldagem Robotizada e Indústria 4.0 trouxe o que há de mais moderno para a melhoria da qualidade dos serviços prestados. Foram ministradas 18 oficinas com técnicos da ESAB, Omron e Autêntica, inclusive com o uso de robôs.
O Workshop foi uma ação conjunta entre o Sindimetal, ESAB, IEL, SENAI, Sebrae e o APL Metalmecânico e Afins (Polo de Oficina). O evento teve também a parceria da FIEMG Alto Paranaíba, do Sindmetal Uberlândia e do Grupo Setta. Foi a primeira vez, em Minas Gerais, que a ESAB disponibilizou, conteúdo técnico, com demonstrações práticas em equipamentos de última geração.
Para o analista de projetos do IEL, Pedro Casasanta, o workshop superou todas as expectativas e, a ideia é que, para o próximo ano, aconteça a segunda edição em Patos de Minas e também, seja realizado em outras regiões do Estado.
O industrial Bertoni Porto de Matos comentou que foi uma excelente oportunidade de perceber as tecnologias que estão à disposição das indústrias. “Foi uma oportunidade para buscar alternativas para o setor, especialmente, em relação à qualificação de mão-de-obra, tão escassa nas indústrias”, enfatizou. Outro ponto positivo na avaliação do industrial foi o canal que a ESAB abriu com todos os industriais e empresários. “Sabemos o quanto é difícil para uma grande empresa conseguir uma agenda para um evento tão grande e a ESAB esteve presente com uma equipe totalmente capacitada para transmitir o conhecimento nas áreas em que propuseram. Trocar informações com quem entende do assunto, possibilita ainda mais aprendizado”, enfatizou.
O vice-presidente do Sindimetal, Márcio Antunes Filgueira Júnior, observou que foi um verdadeiro sucesso a promoção e que, a partir de agora, novas iniciativas serão realizadas e novas parcerias feitas, no sentido de possibilitar ainda mais aperfeiçoamento para o setor. “Foi uma grande satisfação, promover esse workshop, juntamente, com a ESAB e tantos parceiros. O melhor foi perceber que os participantes conseguiram assimilar o conhecimento transmitido nas oficinas”, acrescentou.