Uma noite para celebrar a indústria, homenagear quem inspira e contribui para o desenvolvimento de Minas Gerais
A FIEMG realizou em Belo Horizonte, 23 de maio, no Minascentro, o Dia da Indústria, uma cerimônia dedicada a reconhecer os industriais que se destacam em nosso estado pelo seu pioneirismo, liderança, empreendedorismo e que transforma o futuro. A cerimônia teve como tema ”Atitudes que inspiram Transformação. Ações que impactam o futuro”.
Por indicação da FIEMG Regional Pontal do Triângulo e pelos sindicatos patronais SINPAMA e SINCOTAP, o homenageado com o prêmio Mérito Industrial 2024 da região Pontal, foi o empresário Thiago Jorge Florentino, que atua junto com o seu pai, Nivaldo Gomes Florentino a frente das empresas Rural Pec e Florentino & Cia Ltda.
Para prestigiar o homenageado estavam presentes no evento o presidente da FIEMG Regional Pontal do Triângulo e Sinpama, Roberto Revelino Silva, O vice-presidente do Sincotap, Mário Yunes Jacob Jr, o diretor da MBA Construtora Clayton Pires, além de sua esposa Ana Claudia Cancella Pinheiro Marchiori e seu filho.
Flávio Roscoe, presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, destacou a importância das indústrias para o fortalecimento econômico e social do Estado. Após parabenizar os homenageados, ele também celebrou os resultados alcançados pela Federação desde 2018, com foco no associativismo e na geração de empregos e ampliação das unidades SESI e SENAI.
“Eu e todos de nossa empresa estamos muito honrados em termos nosso nome indicado pela Regional Pontal e pelos sindicatos Sinpama e Sincotap para receber o prêmio Mérito Industrial 2024, mais honrados ainda, sermos acolhidos e aprovados pela Comissão do Mérito Industrial e pela Diretoria Executiva da FIEMG em Belo Horizonte, presidido pelo presidente Flávio Roscoe, este que, transformou a FIEMG hoje na mais pujante e ativa entidade empresarial do país, modelo de gestão e eficiência na aplicação dos recursos e em todas as ações em prol do desenvolvimento dos setores produtivos de todo o estado de Minas Gerais”, expressou o homenageado, Thiago Jorge Florentino.
No evento os Professores e alunos do SESI e do SENAI que se destacaram ao longo dos últimos meses também foram agraciados na categoria ‘’Portadores de Futuro’’, e um grupo de colaboradores da indústria foi homenageado com a medalha ‘’Mérito da Trabalhador’’.
O vice-governador de Minas Gerais, Professor Mateus Simões, ressaltou atuação da FIEMG ‘’a favor de toda a sociedade mineira.’’ Ele afirmou que, por meio de parcerias entre os poderes público e privado, Minas Gerais alcançou o menor índice de desemprego de toda a sua história.
Dia da Indústria – A data foi instituída pelo presidente Juscelino Kubitschek, em 1957, por meio do Decreto nº 43.769. No mesmo ano, a CNI criou a Medalha do Mérito Industrial, para homenagear industriais de destaque na cena nacional. A medalha nº 1 foi entregue ao Presidente JK, pelo industrial Lídio Lunardi, então presidente da Confederação e da FIEMG.