Uma noite de celebração e reconhecimentos. A FIEMG realizou, nesta quinta-feira (22/5), a cerimônia do Dia da Indústria 2025 em que homenageou quem contribui com o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil, de industriais a alunos. O evento, realizado no Minascentro, em Belo Horizonte, teve o prestígio de empresários, executivos e políticos e representantes de instituições públicas e privadas.
Em seu discurso, o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, destacou que os empresários homenageados da noite simbolizam a relevância da indústria para o desenvolvimento de Minas Gerais e do associativismo como meio de engajamento em prol do progresso do Estado e do Brasil. “O ambiente de negócios está sempre em mudança e é preciso estar no espaço público, fomentando a construção de políticas públicas portadoras de futuro e benéficas para a sociedade. Por isso, a nossa responsabilidade é maior diante de um cenário cercado de desafios”, disse.
O líder empresarial falou sobre o trabalho conjunto com o governo de Minas, especialmente em ações voltadas ao desenvolvimento socioeconômico do Estado e à melhoria do ambiente de negócios. “O papel da FIEMG é dialogar com o poder público para encontrar caminhos para os desafios da sociedade. É necessário termos união para tratarmos desses problemas” disse ao citar e agradecer a presença de autoridades de setores distintos que compuseram a mesa solene.
Por fim, Roscoe enalteceu histórias reais de conquistas e superação de alunos do SESI e do SENAI para mostrar alguns resultados de transformação de vidas por meio da indústria mineira. São casos que evidenciam o cuidado e a responsabilidade da Federação com recurso oriundo da contribuição compulsória do Sistema S.
A secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Carvalho de Melo, representando o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, falou da parceria do Executivo com a FIEMG, especialmente nas iniciativas voltadas à geração de emprego, renda e oportunidades aos mineiros, além das ações direcionadas à melhoria do ambiente de negócios. “O presidente Flávio é um líder com visão de futuro, agregador e que constrói pontes”, afirmou. Marília Melo parabenizou todos os homenageados.
Homenagens
O Mérito Industrial CNI foi entregue ao fundador e presidente do Conselho de Administração da Direcional Engenharia, Ricardo Valadares Gontijo. Ele atua há mais de 40 anos no segmento da construção civil, sendo reconhecido pela sua trajetória à frente da empresa. “Esse reconhecimento me inspira e, ao mesmo tempo, traz ainda mais responsabilidade. Afinal, a construção civil é um setor que transforma, movimenta a economia e impacta, todos os dias, a vida de milhares de brasileiros. Esse prêmio pertence a todos que caminharam comigo ao longo dessa jornada e que acreditaram no meu sonho”, disse o empresário ao agradecer pelo reconhecimento.
O empresário Guilherme Abrantes, fundador do Laticínios Dona Formosa e presidente do Sindicato da Indústria de Laticínios de Minas Gerais (Silemg), recebeu o Mérito Industrial do Ano. Abrantes lidera uma operação industrial em constante crescimento, com uma importante presença no mercado, sendo marcada pela inovação e qualidade. “O reconhecimento desta noite marca a minha trajetória, mas, principalmente valoriza um setor do qual participo com tanto orgulho, a indústria de laticínios de Minas Gerais, um segmento que tem alma, tradição e impacto real. É uma cadeia produtiva que gera empregos e está no dia a dia de milhares de pessoas”, declarou o homenageado.
O Mérito Industrial de 2025 foi entregue a empresários que atuaram em prol do crescimento e fortalecimento do setor produtivo. Os agraciados foram Gilmar Dias dos Santos, fundador e presidente dos Grupos EPO e S&D; Walker Magalhães Lahmann, diretor executivo da Eurofarma, Antônio Eugênio do Socorro Fernandes, presidente-executivo da Premialy Indústria e Comércio de Alimentos e da Santonely Panificados; Sandro Faria Heringer, diretor da Carrocerias Heringer Ltda; Magnaldo Geraldo Filho, sócio da Super Fogos Ltda e presidente do Sindiemg; Fausto Gabriel dos Santos, sócio das empresas Fama Alimentos e Überbräu Cervejaria; Gustavo Mendonça dos Santos, fundador da Só Minas Indústria e Comércio de Alimentos; Antônio Vilhena Paula Souza, controlador acionário do Frigorífico Cambuí e conselheiro fiscal da Associação Nacional das Indústrias de Carne Seca (Anics); José Carlos Nunes Freire, fundador da Primar Indústria Têxtil Ltda; Joel Alves de Carvalho, fundador da Joel Couros e da Unatex; João Vinhas de Arantes Neto, proprietário da empresa Vale do Sol; Gilson Almeida Vilela, diretor-geral da Serquip MG Tratamento de Resíduos; Geraldo Gilberto de Oliveira Pinto, diretor da gráfica Silva Lara; Wagner de Brito Barbosa, vice-presidente de Bioflorestas e Mineração Brasil da ArcelorMittal; Olavo Alves Corgosinho, fundador da Data Engenharia; e Shelber de Abreu, sócio-fundador da Microfund Indústria e Comércio e da SH Corte e Usinagem.
Quem faz a indústria e transforma
Na cerimônia, a FIEMG prestou homenagem à Metalúrgica Soares Indústria e Comércio Ltda, de Itaúna, no Centro-Oeste, e à Painelbras Engenharia e Comércio Ltda, de Contagem, na Grande BH, com o mérito Inovação na Indústria.
Essenciais para o Sistema FIEMG, professores, instrutores e alunos da rede SESI e SENAI que se destacaram nos últimos meses também tiveram o reconhecimento da FIEMG no Dia da Indústria, ao receberem o mérito Portadores do Futuro. Foi o caso de Neuda Gomes Fagundes, que é professora de matemática e coordenadora de Área do SESI Barreiro. “Posso dizer que eu vi essa instituição (SESI) crescer e, hoje, eu percebo como ela é inovadora em relação ao ensino, com metodologias ativas e tecnologia. É uma instituição que promove um conhecimento holístico para o aluno. É isso que a gente quer entregar para a indústria e a sociedade, uma pessoa cidadã questionadora, evidenciando que o conhecimento técnico é muito importante.
Clique aqui e veja mais fotos do evento
Rafael Passos
Imprensa FIEMG