A delegação brasileira composta por mais de 250 empresários e políticos brasileiros se dividiu em 3 grupos no último dia 23 para participar de capacitações e visitas técnicas a empresas e instituições japonesas.
Parte da comitiva participou de um programa executivo, realizado em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) nacional, na Universidade de Osaka, e de uma visita técnica ao Kansai Photon Science Institute (KPSI) – que faz parte do National Institutes for Quantum Science and Technology (QST). Os outros dois grupos participaram apenas de visitas técnicas, sendo um deles ao KPSI e outro à fabricante de bebidas Nakano BC.
O programa executivo na Universidade de Osaka contou com duas palestras sobre o contexto atual da tecnologia e da economia japonesa: “Indústria 5.0 e o papel da tecnologia no futuro da manufatura” e “O contexto da Economia Japonesa e o seu Impacto no mundo. Passado, presente, futuro”.
“Tivemos duas palestras muito motivantes para nós empresários do setor de engenharia, que conectam o mundo atual ao local para onde estamos indo no mundo da engenharia. Nós vimos robótica e a integração com a Inteligência Artificial e foi muito proveitoso. Fechamos com chave de ouro com um conteúdo sobre como está a economia do Japão no ano de 2025 e onde eles querem chegar. Então foi de muita importância a experiência que tivemos e que vamos levar na bagagem para Minas Gerais”, destacou Keuler Henrique Boy, diretor da empresa mineira AWI Service.
Já a visita à KPSI permitiu que os empresários pudessem conhecer o laser J-KAREN-P, um dos sistemas de laser mais intensos do mundo. O trabalho da KPSI com lasers de alta intensidade tem implicações para métodos avançados de fabricação, incluindo corte a laser, soldagem e manufatura aditiva (impressão 3D) com alta precisão e velocidade, além de aplicações para saúde e tratamento do câncer.
O prefeito de Uberlândia, Paulo Sérgio Ferreira, destacou justamente a tecnologia sobre o tratamento do câncer como destaque da programação. “Nós vimos aqui tecnologias que estão sendo desenvolvidas e aprimoradas e ficamos muito impressionados com o desenvolvimento de tecnologias para a cura do câncer. É uma visita importante porque é uma tecnologia que poderemos levar para as nossas cidades e dar mais oportunidade para que as pessoas tenham oportunidade de um tratamento menos invasivo e mais eficiente contra o câncer”, disse.
A percepção do prefeito foi endossada pelo deputado federal, Weliton Prado; a deputada federal, Greyce Elias; o deputado estadual, Arnaldo Silva; e a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo; que também participaram da visita técnica ao KPSI.
“Foram importantes momentos de aprendizagem para conhecermos um pouquinho dessa tecnologia de fronteira que existe aqui no Japão, tanto nessa parte de tecnologia quântica, quanto a oportunidade de ver alguns robôs controlados por Inteligência Artificial”, destacou o presidente do Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Carnes e Derivados e do Frio de Minas Gerais (Sinduscarne), Pedro Braga .
A visita à Nakano BC possibilitou que os empresários conhecessem uma das mais tradicionais empresas produtoras de sakê do Japão. “Nós visitamos a Nakano, uma fabricante de bebidas, principalmente sakê, e que é considerada a número 1 do Japão em um tipo específico de sakê. E foi muito interessante conhecer uma planta que é antiga, mas que a organização e a limpeza são impecáveis. Então, tem sido uma experiência muito bacana”, destacou o sócio diretor da Suppress Tecnologia e Sustentabilidade, Renato Rodrigues de Almeida.
A Missão ao Japão é uma realização da Confederação Nacional da Indústria (CNI), da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento (ApexBrasil) e da Rede CIN, articulada pela FIEMG.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A ApexBrasil também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atrair investimentos estrangeiros diretos (IED) ao Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
Mais informações: ApexBrasil | Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Atração de Investimentos
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Thaís Mota
Imprensa FIEMG