O Festival SESI de Robótica – Regional Minas Gerais 2025/2026 chegou ao fim neste sábado, 1º de novembro, no BH Shopping, em Belo Horizonte, coroando dois dias intensos de competições, descobertas e muita troca de conhecimento. Com entrada gratuita e público diversificado (cerca de 5 mil pessoas), o evento reuniu estudantes, educadores e famílias em um grande encontro que uniu ciência, tecnologia e imaginação.
O destaque ficou por conta das equipes campeãs das modalidades FLL, FTC e STEM Racing, que garantiram vaga para representar Minas Gerais na etapa nacional, que será realizada de 4 a 8 de março de 2026, em São Paulo. Já a modalidade FRC aconteceu em formato amistoso, com a participação de delegações de São Paulo, Goiás e Rio de Janeiro, em demonstrações marcadas pelo alto nível técnico e espírito de cooperação entre os participantes.
Durante a cerimônia de encerramento, o clima foi de celebração e emoção. Jovens de diferentes escolas vibraram com cada anúncio e mostraram que a robótica vai muito além da competição, é também um caminho de aprendizado, criatividade e trabalho em equipe.

“É uma sensação muito boa e gratificante. Essa foi a minha última temporada e fico feliz por encerrar esse ciclo com tanto aprendizado. Foram três anos incríveis participando do torneio e foi, sem dúvidas, uma das melhores escolhas da minha vida. É uma experiência única, que vou levar comigo para sempre”, afirma Beatriz Souza, 14 anos, integrante da equipe Lego Bross, da Escola SESI São Gonçalo do Sapucaí.
Conheça alguns dos grandes vencedores e classificados para a etapa nacional:
STEM Racing
- 1º Lugar – Escuderia Turbon | Escola SESI Itaúna
 - 2º Lugar – Escuderia Black Cygnus | Escola SESI São João Nepomuceno
 - 3º Lugar – Escuderia Carnelian – Escola SESI Governador Valadares
 
FTC
- 1º Lugar – Starbots | Escola SESI Betim
 - 2º Lugar – Amigos Droids | Equipe Robótica Dhel
 
FLL
- 1º Lugar – Lego Bros | Escola SESI São Gonçalo do Sapucaí
 - 2º Lugar – Uai Sô | Escola SESI Itaúna
 - 3º Lugar – Delta| Escola SESI São João Nepomuceno
 

Conheça os vencedores do Torneio Geral da FLL Champions Award:
1º Lugar – Teotech
2º Lugar – Athena
3º Lugar – Gigalego
O evento marcou a abertura da temporada FIRST AGE – Inspired by Archaeology, que desafiou os competidores a mergulharem no passado em busca de ideias para construir o futuro. Ao longo dos dois dias, as equipes apresentaram soluções criativas, robôs engenhosos e projetos inspirados em descobertas arqueológicas que conectaram ciência e imaginação.
Para Mariana Rodrigues Alves de Souza, coordenadora de Inovação e Tecnologia Educacional do SESI-MG, o torneio é muito mais do que uma competição. “A robótica educacional amplia horizontes, desenvolve o raciocínio lógico, a criatividade e o trabalho em equipe, ao mesmo tempo em que aproxima crianças e jovens do universo STEAM de forma prática e envolvente. Promove inclusão, ao garantir que meninas e meninos de diferentes contextos tenham acesso às mesmas oportunidades de aprendizado e desenvolvimento. E o Torneio de Robótica é a culminância desse processo, sendo um momento em que todo o conhecimento adquirido se transforma em projetos inovadores, cooperação e celebração. Este ano, vamos reunir mais de 600 competidores de escolas SESI, escolas públicas e ONGs, reforçando que a robótica é realmente para todos. Mais do que uma disputa, o torneio simboliza o poder da educação em inspirar, incluir e transformar vidas.”
O superintendente regional do SESI-MG, Christiano Leal, destacou que o torneio de robótica do SESI vai muito além da tecnologia em si. “O torneio de robótica não trata a robótica pela robótica. Ele sempre tem um tema associado à educação. O objetivo é trazer novas tecnologias que dialoguem com o processo educacional”, explicou.
Segundo Leal, o SESI-MG, a maior rede privada de educação básica de Minas Gerais, tem investido fortemente na robótica educacional como ferramenta para o desenvolvimento de competências essenciais para o futuro. “Trabalhamos a robótica justamente para desenvolver skills nos nossos alunos, preparando-os para o mercado de trabalho. Queremos que eles sejam capazes de pensar de forma lógica, lidar com mudanças de cenário, planejar, trabalhar em equipe e resolver problemas de maneira criativa, habilidades que são constantemente exercitadas nas competições”, afirmou.
Neste ano, o tema do torneio é a arqueologia, o que amplia as possibilidades de aprendizado interdisciplinar. “Com alunos de 10 a 16 anos, conseguimos trabalhar conteúdos ligados à geografia, à história e a outras áreas educacionais, conectando o conhecimento escolar às competências que serão exigidas no mercado de trabalho”, completou.
Com mais de 800 participantes, entre competidores, técnicos e juízes, o festival consolidou-se como o maior encontro de robótica educacional de Minas Gerais. Foram 89 equipes distribuídas nas quatro modalidades: FLL (70 times), FTC (6 times), FRC (5 times) e STEM Racing (8 times), representando escolas SESI, públicas, privadas e independentes.

Confira as fotos do Festival SESI de Robótica no Flickr do Sistema FIEMG.
Denise Lucas
Imprensa FIEMG