O Minascon 2025 foi oficialmente aberto nesta quarta-feira (14), em Governador Valadares, marcando um momento histórico para a cidade. Pela primeira vez, o município sedia a 22ª edição do maior evento da construção civil em Minas Gerais. A cerimônia de abertura aconteceu no auditório do SEST SENAT, que ficou completamente lotado com a presença de autoridades públicas, empresários, lideranças da indústria, expositores, profissionais da área e representantes de instituições parceiras.
Abrindo a solenidade, o presidente da Câmara da Indústria da Construção da FIEMG, Geraldo Linhares, destacou a importância das parcerias para a realização do evento, com ênfase na atuação do Sebrae Minas. “Quero destacar, em primeiro lugar, a importância do Sebrae Minas para o Minascon. Não existe Minascon sem o apoio do Sebrae. É um parceiro estratégico, um verdadeiro aliado da construção civil. É com muita alegria que participo, mais uma vez, deste evento que acompanhei em todas as suas 22 edições. Hoje, tenho a honra de estar aqui como presidente da Câmara, encerrando o ciclo das edições regionais do Minascon, um projeto brilhante idealizado pelo presidente Flávio Roscoe. A partir do próximo ano, o evento retorna ao centro do estado.”
O presidente do Sinduscon-GV, Hermes Marcos Vasconcelos Soares, compartilhou uma reflexão pessoal sobre os desafios e a força do setor na cidade: “Governador Valadares é uma cidade quente e isso sempre foi um desafio para a construção civil. No início, achei que o calor era um ponto negativo. Mas com o tempo, passei a enxergar isso como um diferencial. As pessoas trabalham no sol, enfrentam dificuldades e seguem em frente. Temos muitos obstáculos, mas também uma incrível capacidade de reinvenção. Esse espírito de superação é o que move a construção civil em nossa cidade.”
Coronel Sandro, prefeito de Governador Valadares, destacou a relevância da construção civil na geração de empregos e no desenvolvimento urbano: “Antes de vir, solicitei informações sobre o setor e confirmei o que já tínhamos percebido na prática: a construção civil é uma das maiores geradoras de empregos, impulsiona o crescimento, promove inovação e contribui para a recuperação econômica. Independentemente do tempo, sempre vamos precisar de habitação e infraestrutura. Desde que assumi a Prefeitura, determinei que os processos ligados ao setor fossem facilitados.”
Representando o SEST SENAT, instituição anfitriã do evento, o supervisor do Conselho, Pedro Henrique Andrade, deu as boas-vindas ao público. “É uma honra receber o Minascon em nossa casa. Mais do que apoiar, é uma alegria abrir as portas para um evento que promove desenvolvimento, troca de experiências e conexões importantes para a nossa região. O setor de transportes precisa da construção civil e essa integração fortalece a economia, gera oportunidades e estimula o crescimento.”
Fabrício César Fernandes, gerente regional do Sebrae Rio Doce e Vale do Aço, reforçou o papel do Sebrae Minas junto à cadeia produtiva da construção civil. “A construção civil movimenta uma ampla cadeia e o Sebrae está à disposição para apoiar o setor com tecnologia, inovação e sustentabilidade. Estamos aqui com um estande, e nossa equipe de Valadares está pronta para atender não só durante o evento, mas ao longo de todo o ano, contribuindo com o fortalecimento da construção civil na região.”
O secretário municipal de Planejamento, Gustavo Veríssimo, reiterou a disposição da gestão municipal para dialogar com o setor. “A construção civil hoje é prioridade em Valadares. A Prefeitura está de portas abertas, por meio da SEPLAN, pronta para dialogar e apoiar cada demanda. Agradeço por trazerem o Minascon para nossa cidade — um evento que contribui diretamente para o nosso desenvolvimento.”
Representando a FIEMG Regional Rio Doce e o SINPAC-GV, o empresário Marcos Lopes celebrou a realização do evento em Valadares. “Sejam todos muito bem-vindos ao Minascon! Este ano temos um motivo especial para comemorar. Em nome da FIEMG, parabenizo todos os envolvidos pela realização do evento, que certamente deixará um legado para a cidade. Que esta edição seja um marco para o fortalecimento da indústria e da construção civil em toda a região.”
Encerrando a cerimônia, a presidente em exercício da FIEMG e presidente do SIMPLAST-MG, Ivana Serpa Braga, ressaltou o impacto econômico e social da construção civil. “Parabenizo os organizadores pela realização do Minascon. A construção civil tem papel fundamental na economia, pois impulsiona setores, gera empregos e movimenta toda uma cadeia produtiva. Mais do que isso, realiza sonhos. Desejo sucesso a todos os participantes e um excelente evento.”
Após a cerimônia, os convidados foram convidados a visitar a feira e participar de um coquetel de confraternização. A programação do Minascon 2025 segue até sexta-feira (16), com mais de 20 estandes, palestras técnicas e o tradicional Concurso A Ponte, voltado para estudantes de engenharia. A entrada é gratuita, mediante inscrição no site oficial do evento.
Realizado pela FIEMG – Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, com apoio do Sebrae Minas, CREA-MG, SEST SENAT e sindicatos setoriais da região, o Minascon tem como missão impulsionar o desenvolvimento regional por meio da inovação, conhecimento, conexões e negócios voltados ao setor da construção civil.
Imprensa FIEMG