A Aperam Inox América do Sul S.A. é a mais nova integrante do Programa Aliança Ambiental Estratégica, na modalidade Aliança pela Produção Sustentável, iniciativa do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/MG) em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD). O programa tem como objetivo reconhecer empresas que contribuem voluntariamente para o desenvolvimento sustentável em Minas Gerais, por meio da implantação de projetos socioambientais, de restauração e de ecoeficiência.
Ao aderir à iniciativa, a Aperam reforça seu compromisso com a responsabilidade socioambiental e o crescimento econômico consciente, alinhando suas práticas à melhoria da qualidade ambiental em Minas Gerais e à agenda global dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, além de acompanhar o movimento mundial voltado para práticas ESG.
A empresa é pioneira ao participar do programa na modalidade Aliança pela Produção Sustentável, que reconhece organizações que adotam práticas produtivas inovadoras e ambientalmente eficientes, em consonância com o ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis.
Nesta semana, o IEL e a SEMAD iniciaram as etapas de avaliação e monitoramento do projeto apresentado pela companhia: o “Ecofinos – Produção Sustentável a partir do Reaproveitamento”. A iniciativa tem como foco a economia circular na área da aciaria da Aperam, baseada no reaproveitamento inteligente de finos de minério de ferro e da carepa gerada no processo industrial.
A próxima etapa do programa consiste na validação dos resultados alcançados com o projeto. Caso aprovado, a Aperam receberá o Selo Aliança Ambiental Estratégica, que certifica o compromisso da empresa com a sustentabilidade e a inovação em seus processos produtivos.
Aliança Estratégica
O Aliança Ambiental Estratégica é um programa que reconhecer empresas que contribuem voluntariamente para o desenvolvimento sustentável em Minas Gerais. Além disso, a iniciativa apoia no desenvolvimento de projetos socioambientais voluntários das empresas.
Atualmente, a iniciativa conta com 4 modalidades: a primeira é voltada a empresas que já têm projetos socioambientais voluntários com suas comunidades. Além disso, há o Aliança pela Restauração, para promover recuperação de áreas ambientais e permitir que empresas compensem áreas voluntárias, além das obrigatórias; o Aliança pela Produção Sustentável, para reconhecer ações de ecoeficiência dentro das empresas; e o Aliança pelas Mudanças Climáticas, com foco em carbono zero, que será lançado ainda neste ano.
Saiba mais sobre o programa Aliança Ambiental Estratégica, clicando aqui.
Thaís Mota
Imprensa FIEMG