O cenário, os desafios e as perspectivas do biogás e biometano em Minas e no exterior foram debatidos a partir de diferentes olhares de especialistas do setor, durante o workshop Circuito Biogás nos Estados. O evento foi realizado nessa terça-feira (28/5), na sede da FIEMG, em Belo Horizonte.
“É importante ressaltar os atributos e a vocação produtiva de cada unidade federativa. Minas Gerais é o maior produtor de biogás do país e tem potencial para crescer muito mais, motivo pelo qual foi um dos primeiros estados a ser prestigiado com o evento”, disse a presidente executiva da Associação Brasileira do Biogás (ABiogás), Renata Isfer, ao abriu os trabalhos e destacar um dos motivos da entidade trazer o workshop para o estado.
O biometano é extraído do biogás em um processo de purificação, podendo ser utilizado como fonte de energia renovável e sustentável em diferentes aplicações. Segundo levantamento da ABiogás, Minas se destaca como o estado com maior número de plantas de biogás no Brasil, com 341 em operação. Em relação ao biometano, o estado possui uma unidade em funcionamento e, de acordo com a associação, mais quatro novas serão construídas nos próximos anos, resultando em mais de R$3 bilhões em investimentos.
A diretora de Petróleo, Gás e Biocombustível da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Heloísa Borges, que compôs a mesa de abertura do workshop, destacou a pertinência do evento diante de uma situação em que a sociedade discute formas de frear a emissão de gases efeito estufa e o aquecimento global. Nessa direção, a diretora vê o biogás e o biometano em posições estratégicas no cenário energético brasileiro. Heloisa entende que Minas, na condição produtor expoente de biogás e biometano, “pode abrir novas oportunidades para diferentes setores, como a indústria e o agronegócio, avançar na descarbonização dessas atividades”.
O presidente do Siamig Bioenergia, Mário Campos, que representou o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, no evento, destacou a parceria da indústria, com o governo de Minas Gerais e entidades como a ABiogás em iniciativas conjuntas para reduzir a emissão de gases de efeito estufa a partir de soluções sustentáveis. Ele citou o Race to Zero, programa mundial para zerar emissões de carbono, que o estado aderiu em 2021 e que tem a FIEMG como um dos signatários. “O setor produtivo de Minas está junto com o governo no caminho para que tenhamos a neutralidade climática”.
O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), Fernando Passalio, e o subsecretário de Gestão Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Diogo Melo, destacaram em suas falas algumas iniciativas das pastas para alavancar a produção de biogás e biometano em Minas. “A Semad tem uma meta até 2025 de alcançar 60% do aproveitamento da geração potencial de biogás em aterros sanitários e de 70% das estações de tratamento de esgoto”, afirmou Melo.
“Estamos promovendo o desenvolvimento de importantes setores para a transição energética, como é o caso do biogás e biometano, energia solar fotovoltaica e o próprio lítio, entre outros. Nosso foco é justamente desenvolver cada vez mais as políticas públicas voltadas à transição energética e à geração de empregos considerados verdes”, declarou Passalio. Ambos os representantes do poder público lembraram também da importância de o estado garantir as condições adequadas para o investimento nesses setores, especialmente em relação aos marcos regulatórios e licenciamento ambiental.
O workshop promoveu dois painéis em que especialistas e profissionais analisaram as perspectivas e os desafios do biogás e biometano em Minas e no exterior, com destaque para o G20. Iniciativas na Europa com alternativa à importação de gás natural da Rússia e nos Estados Unidos, agenda brasileira sobre matriz energética limpa, logística, investimento, mercado de carbono, dimensão social da transição energética, vantagens do setor sucroenergético e expansão da rede de biogás e biometano no estado foram alguns assuntos debatidos.
A 2ª edição do Circuito Biogás nos Estados foi organizada pela ABiogás, com correalização da Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais – SIAMIG Bioenergia e apoio da FIEMG.
Clique aqui e veja mais fotos do evento
Rafael Passos
Imprensa FIEMG