
Empresários do setor moveleiro de Carmo do Cajuru participaram, na noite de ontem (26), do “Eficiência em Gestão e Produção: Móveis de Carmo do Cajuru”, que marcou o encerramento do PROCOMPI – Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias. A iniciativa é realizada nacionalmente pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), SEBRAE-MG e, na região, contou com a mobilização da FIEMG Regional Centro-Oeste e do Sindicato das Indústrias do Mobiliário e de Artefatos de Madeira no Estado de Minas Gerais (SINDIMOV-MG).
Estiveram presentes no evento, o diretor da FIEMG Regional Centro-Oeste, Paulo César Costa, o presidente do SINDIMOV, Maurício de Souza Lima, a analista do IEL, Amanda e empresários do setor.
O PROCOMPI tem como objetivo fortalecer micro e pequenas indústrias por meio de projetos coletivos focados em produtividade, inovação, qualidade, gestão e acesso a novas tecnologias e mercados. Em Carmo do Cajuru, o programa reuniu indústrias moveleiras do município em torno de capacitações e diagnósticos, ampliando a competitividade de um dos setores mais tradicionais da cidade.
Durante o encontro, o consultor Marcelo Bilac apresentou os resultados obtidos com o projeto, destacando os avanços implementados pelas empresas participantes ao longo do ciclo, como melhorias nos processos, maior eficiência produtiva e evolução na gestão. Outra grande atração foi a palestra “Design e valor agregado: como diferenciar sua indústria no mercado moveleiro”, ministrada pelo diretor da agência de design Greco, de Belo Horizonte, Gustavo Greco.
A analista de projetos do IEL, Amanda Pilar Coutinho Romeo, reforçou a importância dos projetos subsidiados e da atuação conjunta das instituições para o desenvolvimento empresarial. “Trata-se de uma parceria construída a várias mãos, com foco no crescimento sustentável das empresas e na promoção de soluções que impulsionam o setor moveleiro”, afirmou.

O presidente do SINDIMOV-MG, Maurício de Souza Lima, celebrou o encerramento do programa e ressaltou os impactos positivos para Carmo do Cajuru.
“É uma satisfação celebrar este encerramento do PROCOMPI. Esperamos que os resultados tragam desenvolvimento e inovação para o setor moveleiro da cidade. Agradecemos aos parceiros envolvidos — essa união reforça a importância da colaboração para fortalecer o setor. O projeto trouxe experiências e avanços significativos para as empresas participantes, e que este seja apenas o começo de uma fase de crescimento e aumento da competitividade para todo o polo moveleiro”, destacou.
De acordo com o diretor da FIEMG Regional Centro-Oeste, com os resultados alcançados, a Federação reforça seu compromisso em apoiar iniciativas que ampliem a competitividade industrial, promovam inovação e fortaleçam os setores produtivos da região. “Mais uma grande ação da FIEMG, através do IEL, com apoio dos parceiros, que comprova a relevância do Polo Moveleiro para a economia. Continuaremos agindo de forma conjunta pelo desenvolvimento da indústria em Minas”, finalizou Paulo César Costa.
