No dia 9 de agosto de 2024, o Centro 4.0, em Contagem, sediou um evento voltado à Manufatura Aditiva, tecnologia que vem revolucionando a produção industrial. “O Road Show – Manufatura avançada no contexto industrial, do conceito à prática”, que marcou o lançamento de um novo curso de especialização do SENAI, reuniu especialistas para discutir desde engenharia reversa até as últimas inovações em impressão 3D, com destaque para aplicações práticas e soluções avançadas.
“Nossa missão é transformar a indústria, liderando-a em sua jornada de inovação e adaptação às novas tecnologias. A manufatura aditiva, em particular, desempenha um papel crucial nesse processo, permitindo a criação de produtos mais complexos, personalizados e sustentáveis. Por meio dela, podemos acelerar o desenvolvimento de novos produtos, reduzir custos e minimizar o impacto ambiental, proporcionando assim uma vantagem competitiva significativa para aqueles que estão dispostos a adotar essa tecnologia inovadora”, afirmou Guilherme Fiorino, gerente do Centro 4.0, na abertura do encontro.
Segundo Ingriht Cristina Machado Gonçalves, coordenadora do Centro 4.0, o objetivo do evento foi disseminar os conceitos da tecnologia de manufatura aditiva para a indústria, com o intuito de impulsioná-la nesse tema. “Na ocasião, também lançamos a nossa especialização de nível técnico em Manufatura Aditiva.O curso, que é dividido em 12 disciplinas, irá proporcionar, principalmente, uma imersão nessa tecnologia. Voltada totalmente para as tendências de mercado e principalmente focada na aplicação, nossa especialização terá muita prática e transferência de conhecimento da forma mais dinâmica possível”, disse Cristina, comentando que a Especialização em Manufatura Aditiva terá início em novembro deste ano.
A programação do evento contou com as palestras de Flávio Freitas, que falou sobre “Da Conceituação à Aplicação da Manufatura Aditiva”. Henrique Moreira abordou “Da Engenharia Reversa à Prototipagem”. Wagner Pereira apresentou “Soluções Siemens para Processos de Manufatura Aditiva”, Felipe Ferreira discutiu “Impressão 3D de Resina e Novas Possibilidades de Materiais para Aplicação Industrial”, Sérgio Portela explorou “As Evoluções da Impressão 3D nos Últimos Anos”, e Murilo Laffranchi encerrou com “3D Geekshow: A Impressora 3D é um Novo Smartphone?”.
Ao todo, 20 empresas foram convidadas para o Road Show do Centro 4.0 e cerca de 100 pessoas participaram do evento.
Denise Lucas
Imprensa FIEMG