A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), juntamente com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento (ApexBrasil), está organizando a Missão ao Japão 2025, que acontecerá entre os dias 20 e 25 de junho e promete ser um marco na estratégia de internacionalização da indústria brasileira.
A iniciativa, voltada a empresários de todo o país, busca ampliar a inserção do Brasil no mercado asiático, fomentar parcerias comerciais e apresentar as potencialidades do país durante a Expo Osaka 2025 — um dos maiores eventos globais de inovação, tecnologia e sustentabilidade.
Além da visita à Expo, a programação inclui uma série de atividades estratégicas: visitas técnicas a indústrias japonesas, participação em um Programa Executivo realizado em parceria com o IEL nacional, além de encontros de networking com representantes japoneses. A delegação brasileira já conta com 250 participantes confirmados de diversos setores, como construção civil, metalurgia, moda, alimentos e bebidas, entre outros, sendo 80 empresas via convênio CNI e ApexBrasil.
Para a gerente do CIN, Rebecca Macedo, a Missão ao Japão representa uma oportunidade única de inserção estratégica para o setor produtivo de Minas. “As missões internacionais têm se mostrado fundamentais para ampliar o acesso das nossas empresas a novos mercados. E participar da Expo Osaka, que terá como tema ‘Projetando a Sociedade Futura para Nossas Vidas’, coloca Minas e o Brasil em diálogo direto com as principais tendências mundiais de inovação e sustentabilidade”, disse.
Além da FIEMG, a Missão ao Japão também conta com a colaboração da Federação das Indústrias do Distrito Federal (FIBRA), de Alagoas (FIEA), do Amazonas (FIEAM), do Maranhão (FIEMA), da Bahia (FIEB), do Mato Grosso do Sul (FIEMS), do Mato Grosso (FIEMT), da Paraíba (FIEP), do Pará (FIEPA), de Pernambuco (FIEPE), do Piauí (FIEPI), do Rio Grande do Sul (FIERGS), do Rio Grande do Norte (FIERN), de Sergipe (FIES), de Santa Catarina (FIESC), de São Paulo (FIESP), do Espírito Santo (FINDES) e do Rio de Janeiro (FIRJAN).
Expo Osaka 2025: uma vitrine global
Realizada a cada cinco anos, a Expo é uma plataforma internacional de soluções para os grandes desafios da humanidade. A edição de 2025 será sediada na cidade de Osaka, no Japão, entre 13 de abril e 13 de outubro, com expectativa de atrair mais de 28 milhões de visitantes. O Brasil marcará presença com um pavilhão que estará localizado no eixo que tem como tema “Empoderando Vidas”, valorizando a sustentabilidade, a diversidade e a interconexão global.
Além da projeção de imagem do país, o evento é uma vitrine tecnológica com potencial de fortalecer pequenas e médias empresas e estimular negócios em nível global — um ambiente ideal para empresas que buscam se posicionar internacionalmente.
A Missão ao Japão é uma realização da Confederação Nacional da Indústria (CNI), da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento (ApexBrasil) e da Rede CIN, articulada pela FIEMG.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A ApexBrasil também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atrair investimentos estrangeiros diretos (IED) ao Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.Mais informações: ApexBrasil | Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Atração de Investimentos
Imprensa FIEMG