A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), em parceria com sindicatos filiados, arrecadaram mais de 6 toneladas de alimentos, roupas, medicamentos e água para auxiliar as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. A campanha “Juntos pelo Sul”, realizada pelas entidades, foi encerrada no dia 28 de maio.
As unidades do SESI e do SENAI em todo o estado de Minas arrecadaram 1 tonelada de alimentos, roupas e água, que foram direcionados para os Correios para envio à população gaúcha.
Já SENAI CEDETEM (Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Madeira e do Mobiliário Petrônio Machado Zica), localizado em Contagem, produziu 50 berços, 54 bancos 50 baús, 120 carteiras escolares e 40 utensílios para usos diversos, todos enviados ao Rio Grande do Sul.
O Sindicato das Indústrias de Produtos Farmacêuticos e Químicos para fins Industriais no Estado de Minas Gerais (Sindusfarq) doou 5 toneladas de alimentos, roupas, material de higiene pessoal e medicamentos (sendo 163 mil comprimidos de paracetamol e 40 mil de propranolol), além de 10 mil fraldas geriátricas, para o Estado.
“Por iniciativa do nosso presidente, Carlos Mário de Moraes, resolvemos fazer essa campanha de arrecadação de doações para ajudar as vítimas do Rio Grande do Sul. Todos nós achamos muito importante a participação e, a partir daí, mobilizamos nossos associados e eles foram enviando as doações”, explicou o coordenador executivo do Sindusfarq, Hélio Márcio Volpini. Ele destacou ainda que, além dos remédios enviados pelo Sindicato, grandes farmacêuticas doaram medicamentos diretamente ao Estado, atendendo a um pedido do Ministério da Saúde.
Além disso, antes mesmo do início da campanha de arrecadação de doações pela FIEMG, a Federação já havia doado R$ 5 milhões à Fundação Gaúcha de Bancos Sociais, entidade que mantém trabalho de assistência a pessoas em situação de vulnerabilidade e é mantida pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) e pelo SESI/SENAI do Estado.
Thaís Mota
Imprensa FIEMG