Com o objetivo de fortalecer a Indústria da Moda Mineira por meio da educação tecnológica, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), em parceria com o Sindicato das Indústrias do Vestuário de Malhas no Estado de Minas Gerais (SINDIMALHAS), promoveu o workshop Design com Inteligência Artificial para a Indústria Têxtil, por meio do programa FIEMG Competitiva.
A capacitação integra o programa DIA – Design com Inteligência Artificial, conduzido pelo professor Wadson Amorim, especialista em Moda Virtual e Tecnologias Emergentes. O curso teve como propósito capacitar profissionais do setor têxtil para o uso de ferramentas de criação assistidas por IA, com foco no desenvolvimento de estampas e na aplicação virtual de materiais, incentivando soluções autorais e inovadoras alinhadas às tendências de mercado.
Com três encontros presenciais e carga horária total de nove horas, o workshop reuniu 12 participantes de seis empresas associadas ao SINDIMALHAS: Top Rock, Ematex, Arteca, Designtex, Fiteca e Papi Têxtil.. A metodologia combinou exposições conceituais e atividades práticas, permitindo aos participantes experimentar ferramentas tecnológicas em um ambiente controlado e colaborativo.
Segundo o professor Wadson Amorim, o trabalho desenvolvido representa um passo importante na aproximação entre indústria e academia.“Estamos vivendo um momento de grandes transformações impulsionadas pela inteligência artificial generativa, que abre inúmeras possibilidades para o design e para os processos produtivos. Esse projeto é essencial por criar um ambiente de capacitação técnica e fomentar a mediação entre os saberes da indústria e da academia, buscando formas estratégicas e úteis para que a indústria brasileira se desenvolva nesse novo contexto”, destacou Amorim.
Para Wander Fernandes, gestor comercial da Top Rock, o curso proporcionou novos caminhos para otimizar o processo criativo dentro da indústria. “O workshop está sendo muito enriquecedor em relação ao conhecimento dessa nova tecnologia. Acredito que poderemos adiantar muito o processo de piloto, criação e visualização da peça pronta antes mesmo dela ser concluída e costurada. Isso vai economizar muitos recursos e contribuir para acompanhar a evolução do mercado. Agradeço à FIEMG e ao SINDIMALHAS pela oportunidade”, afirmou Fernandes.
Confira as fotos do workshop por meio do Flickr da FIEMG
Fernanda Borges
Imprensa FIEMG