A Câmara da Indústria de Energia, Petróleo e Gás da FIEMG realizou, nesta quarta-feira (21/8), mais uma reunião ordinária com temas estratégicos para o futuro do setor energético e da indústria. O encontro foi conduzido pelo membro do colegiado, Hildeu Dallaretti, que destacou a importância da inovação para o fortalecimento da economia e para o equilíbrio ambiental.
Ricardo Aloysio, gerente de Educação e Tecnologia para a Indústria do SENAI-MG, apresentou os resultados do projeto SENAI 4.0, que vem acelerando a transformação digital no setor produtivo.
Um dos destaques foi o impacto positivo das consultorias de manufatura enxuta promovidas pelo programa, que alcançaram um ganho médio de produtividade de 20% nos processos industriais atendidos. Além disso, iniciativas de eficiência energética têm proporcionado até 10% de redução no consumo de energia nas fábricas, contribuindo para uma indústria mais limpa e competitiva.
Na sequência, o professor Nivalde J. de Castro, do Instituto de Economia da UFRJ e coordenador do GESEL – Grupo de Estudos do Setor Elétrico –, abordou os desafios e oportunidades relacionados às hidrelétricas reversíveis, destacando o papel dessa tecnologia como alternativa de armazenamento de energia e estabilidade do sistema elétrico nacional.
A reunião reforçou o compromisso da FIEMG em promover o desenvolvimento industrial aliado à sustentabilidade, por meio de iniciativas que conectam conhecimento, tecnologia e políticas públicas.
Confira aqui as fotos desta reunião.
Ana Paula Motta
Imprensa FIEMG