O ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Mello, participou nesta quinta-feira (16) do primeiro dia de programação do Imersão Indústria 2025, realizado pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), no BH Shopping, em Belo Horizonte. O jurista apresentou a palestra “Ativismo Judicial e Insegurança Jurídica”, na qual abordou o papel do Judiciário e os impactos da instabilidade das decisões judiciais no ambiente de negócios, no investimento produtivo e na confiança das instituições brasileiras.
Durante sua fala, Marco Aurélio destacou que a previsibilidade das decisões é condição essencial para a segurança jurídica e o desenvolvimento do país. Em um contexto de incertezas, o ministro ressaltou a importância da união entre os setores público e privado para o avanço do Brasil. “O Brasil é um país continental, com uma economia repleta de potencial. A interação entre os setores público e privado é da maior valia. Precisamos de um país que saiba equilibrar o respeito à Constituição com a livre iniciativa. O Estado deve cuidar dos serviços essenciais, como segurança e educação, mas deve permitir que a iniciativa privada atue com liberdade, pois é assim que o Brasil cresce. A segurança jurídica é o alicerce para esse crescimento, e isso só é possível com previsibilidade nas decisões. Estamos construindo o Brasil dos nossos filhos e, para isso, é fundamental que cada um de nós faça a sua parte”, afirmou Marco Aurélio Mello.
A palestra integrou a programação da 7ª edição do Imersão Indústria, que segue até esta sexta-feira (17). O evento reuniu empresários, especialistas e representantes do setor produtivo em dois dias de debates sobre os principais desafios e oportunidades do setor industrial. Com o tema “Conexões para transformar o futuro”, a edição de 2025 apresentou mais de 50 painéis e 50 horas de conteúdo distribuídos em sete eixos temáticos: Capital Humano, Economia e Finanças, ESG, Gestão Tributária, Inovação e Tecnologia, Meio Ambiente e Energia, e Relações do Trabalho.
Promovido pela FIEMG, o Imersão Indústria se consolidou como um dos maiores encontros da indústria mineira, reunindo lideranças empresariais e especialistas para promover o diálogo, fortalecer conexões e discutir caminhos para o crescimento sustentável e competitivo do setor. A programação contou ainda com espaços voltados ao networking, coworking, exposições e demonstrações de soluções e tecnologias aplicadas à indústria.
A 7ª edição do Imersão Indústria é uma realização do SESI, SENAI, IEL e FIEMG. Conta com patrocínio máster da Vale e do Sicoob, apoio máster do Sebrae, patrocínio ouro de ArcelorMittal, Energisa, Herculano Mineração, Samarco e Usiminas; e patrocínio prata de AngloGold Ashanti, Construtora Barbosa Mello, Bemisa, Copasa, Grupo Avante, J. Mendes, Kinross, ManpowerGroup e RHI Magnesita, além de apoio da UNA, Rede Minas e Rádio Inconfidência, por meio da Empresa Mineira de Comunicação.
Clique aqui e confira mais fotos da abertura da 7ª edição do Imersão Indústria.
Caio Tárcia
Imprensa FIEMG