No último dia 28 de março, a FIEMG Regional Zona da Mata, em Juiz de Fora, foi palco de uma palestra técnica da Bastos Juntas, promovida pelo Metal JF (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Juiz de Fora). Com a participação dos palestrantes Edson, Océlio e Moacir Bastos, o evento, voltado para o setor automotivo, não apenas proporcionou insights valiosos sobre tecnologia e inovação, mas também teve caráter solidário, arrecadando leite para causas sociais.
A Bastos Juntas atua hoje na produção e distribuição de juntas e retentores para motores comerciais, leves e pesados nas linhas nacional e importada, e tem uma história de sucesso que remonta a 1989, quando foi fundada por Joaquim Bastos e seus irmãos Océlio e Moacir. O que começou como uma operação rudimentar e artesanal na residência da família, se transformou em uma das maiores indústrias de juntas e retentores do Brasil. Sua sede em Fortaleza (CE) é o epicentro de uma operação que abrange produção e distribuição em nível nacional e internacional.
Atualmente, a empresa conta com mais de 500 colaboradores diretos e indiretos, distribuídos em cinco plantas com uma área total de mais de 70 mil metros quadrados. Além disso, sua rede de três centros de distribuição garante um atendimento ágil e estratégico em todo o país.
Um dos pilares do sucesso da Bastos Juntas é o compromisso com a qualidade. Com fornecedores de matéria-prima situados em mercados europeus e asiáticos, seus produtos atendem às mais altas exigências mundiais. Mas a empresa não se contenta em apenas atender às normas; ela busca constantemente aprimorar-se e antecipar as demandas do mercado. Seu Centro de Tecnologia é um verdadeiro catalisador de inovação, garantindo que estejam sempre à frente das tendências e necessidades do setor, prezando tecnologia a alta performance.
Nos últimos anos a empresa fez investimentos pesados em maquinário e melhorias na infraestrutura, principalmente para o desenvolvimento e projetos das novas matrizes “ferramentas”, para confecção de novos produtos. Sendo assim, hoje tem um grande portfólio para atender às necessidades do mercado nacional e internacional, e isso se deve a constantes pesquisas.
Durante a palestra, os participantes puderam ter uma visão privilegiada dos bastidores dessa trajetória de sucesso. Edson e Océlio Bastos compartilharam informações sobre os produtos da empresa e suas estratégias para se manter competitiva em um mercado em constante evolução. Além disso, destacaram os investimentos em tecnologia e pesquisa como fundamentais para o contínuo crescimento da Bastos Juntas.
Mas o evento não foi apenas sobre negócios; também teve um propósito nobre. A arrecadação de leite, parte integrante da ação, demonstra o compromisso do Metal JF, conduzido pela presidente Ana Lúcia Machado Sabino, com a questão da responsabilidade social. Essa iniciativa solidária reflete os valores da entidade, que busca não apenas a defesa de interesses de seus associados, mas também contribuir positivamente para a comunidade. Um exemplo inspirador de como é possível aliar representatividade empresarial e responsabilidade social em uma trajetória de crescimento sustentável.
Graciele Vianna
Imprensa FIEMG