Criatividade, inspiração, emoção e motivação, predicados que emergem do setor produtivo em Minas Gerais, deram o tom à apresentação que coroou a noite de encerramento da segunda edição do Imersão Indústria 2023, nesta quinta-feira (26/10), no Minascentro, em Belo Horizonte. Ex-atleta de natação, recordista e campeão mundial, Teo Laborne contagiou o público ao contar fatos marcantes da sua trajetória no esporte e da vida pessoal numa palestra que mesclou conversa e música.
De início, Laborne lançou o que ele chamou de “capsula do tempo” e lembrou momentos de superação da infância à vida adulta que o ajudaram na caminhada de alta performance. Em 1993, Teo, Gustavo Borges, Fernando Scherer, o “Xuxa”, e José Carlos Souza Júnior alcançaram o primeiro recorde mundial da natação brasileira por equipes.
Inspirado em “Jump”, de Van Halen, cujas letras falam de superação e pressão, o ex-atleta falou dos treinos exaustivos e dos desafios vencidos para chegar ao primeiro lugar do pódio.
Segundo ele, habilidades comportamentais foram fundamentais nesse processo. “Eu tive visão de oportunidade, poder de persuasão para convencer meus colegas a nadar comigo, trabalho em equipe e autossuperação, com esforço e resiliência. Os campeões não são especiais, eles fazem coisas especiais”, contou o palestrante. Laborne considera que essas mesmas virtudes socioemocionais são importantes também na vida pessoal e profissional.
Teo Laborne se emocionou ao lembrar dos seus falecidos pais, o “Seu Ferreira” e a “Dona Maria Inês”. A mãe era incentivadora de primeira hora, e pai, contestador e ogro, segundo o próprio ex-atleta, mas ambos, cada ao seu modo, foram fundamentais na trajetória pessoal e esportiva. Maria Inês foi homenageada pelo filho, que cantou Let It Be, canção icônica dos Beatles.
Na palestra, Laborne destacou ainda a fase de transição de carreira que viveu, quando ele seguiu novos rumos profissionais, o que exigiu dele foco no autoconhecimento para exercer cargos de liderança no esporte e no poder público.
O “grand finale” da apresentação foi no embalo de “É preciso saber viver”, canção do Erasmo Carlos e Roberto Carlos, momento em que Teo Laborne falou da ressignificação das adversidades para alcançar os objetivos e agradeceu ao público pela participação.
O Imersão Indústria foi realizado pela FIEMG, com o patrocínio master da Gerdau, Herculano Mineração, ArcelorMittal, Matrix Energia e Cedro Mineração. Usiminas, Sicoob Credifiemg, Sicoob Crediminas, Gasmig e Vale foram os patrocinadores ouro. BAT, Cemig, BEMISA, Shell, os patrocinadores prata. O evento teve o apoio da Unimed-BH, (Re) Energisa, J Mendes Mineração, CMU Energia, Rede 98, Itatiaia, Rede Minas, Rádio Inconfidência, UNA e Sebrae.
Clique aqui e veja mais fotos
Rafael Passos
Imprensa FIEMG